O Senado Federal analisará um projeto de lei que estabelece a dedução do Imposto de Renda, de pessoas físicas e jurídicas, das despesas com pagamento de pedágio em rodovia federal. A proposta será analisada pelas Comissões de Serviços de Infraestrutura e de Assuntos Econômicos, noticiou o site Última Instância.
De acordo com o projeto elaborado pelo senador Expedito Júnior, poderão ser deduzidas as despesas comprovadamente realizadas com pagamento do pedágio no ano-base, até o limite de 80% do valor do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor) efetivamente pago. O benefício incide sobre pedágio aplicado em veículo da propriedade do contribuinte.
Na justificativa da matéria, o senador explica que o contribuinte brasileiro passou a ser duplamente onerado após o início da implantação da política de concessão de rodovias, uma vez que o IPVA, à época de sua criação, foi justificado como uma forma de os usuários das vias públicas contribuírem para sua manutenção.
"Este projeto tem o objetivo de atenuar o problema, compensando no Imposto de Renda parte da despesa incorrida no uso de rodovias federais pedagiadas. Como o Imposto de Renda é partilhado com estados e municípios, e eles são também os beneficiários da arrecadação do IPVA, o ônus da renúncia de receita será convenientemente distribuído entre os três níveis de governo", argumenta o senador.
Fonte: site Última Instância, 23 de fevereiro de 2009

Categoria: Mercado

Radares de velocidade são stribuídos na cidade (17/02/2009)

Radares que fiscalizam excesso de velocidade foram instalados em vias do Rio de Janeiro, nos seguintes locais: - Nos dois sentidos da Avenida Lúcio Costa, na altura da Praça 5;