A partir do dia 30 de março, as tarifas de táxi no Rio de Janeiro ficarão 14% mais caras. O reajuste foi autorizado dia 23 pela Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) e beneficiará 32 mil veículos do município, entre os quais convencionais (amarelinhos), especiais (cooperativas) com taxas pré-fixadas e de turismo. De acordo com a nova bandeirada, o valor inicial de cada corrida subirá de R$ 4,30 para R$ 4,40. Em janeiro, a tarifa de táxi havia sido reajustada na cidade de São Paulo, lembra a Folha de S. Paulo.
A decisão foi publicada no Diário Oficial do Rio de Janeiro do dia 23. Segundo a resolução, a quilometragem (tarifa 1) passará de R$ 1,40 para R$ 1,60, de segunda a sábado, das 6h às 21h. A tarifa 2, por sua vez, subirá de R$ 1,68 para R$ 1,92 o quilômetro rodado, das 21h às 6h, de segunda a sábado, nos domingos e feriados. A bandeirada não sofria alteração desde 3 de março do ano passado, dia do último aumento.
Em relação à hora parada ou de espera, o valor passará de R$ 17,64 para R$ 20,16. Já para o transporte de volumes com dimensões entre 60x30 cm, a tarifa sobe de R$ 1,40 para R$ 1,60, desde que a bagagem seja manuseada pelo motorista.
Quanto aos táxis especiais, a taxa sofrerá um pequeno reajuste: de R$ 5,70 para R$ 5,85 (o quilômetro rodado passa de R$ 2,46 para R$ 2,80). A tarifa de espera ou hora parada sobe de R$ 31 para R$ 35,28.
Os preços finais serão definidos a partir de uma tabela que será distribuída para os taxistas. Ou seja, os novos valores serão confrontados com os preços assinalados no taxímetro. A resolução determina que a tabela deve ser afixada no vidro lateral traseiro esquerdo do veículo.
Fonte: Folha de S. Paulo, 23 de março de 2011

Alta do etanol derruba consumo em 40% (24/03/2011)

O consumidor responde à disparada dos preços do álcool. Na semana terminada em 19 de março, as vendas pelas distribuidoras caíram 40% no país, em relação à média semanal de janeiro e fevereiro, de cer (...)

Brasil tem de importar álcool dos EUA (26/03/2011)