A Associação Helena Piccardi de Andrade Silva (AHPAS) oferece transporte gratuito e especializado a 30 crianças e adolescentes com câncer da periferia da capital paulista. Eles vão todos os dias a hospitais a até 40 km de distância. Em setembro, a entidade pediu autorização à Secretaria de Transportes para que suas Kombis trafegassem em corredores exclusivos - como é permitido aos 32 mil táxis e 333 veículos do Serviço de Atendimento Especial (Atende). Segundo o Jornal da Tarde, depois de uma negativa em dezembro, em que o Departamento de Operação do Sistema Viário (DSV) analisou que "tal medida acarretaria sérios transtornos" ao trânsito e "poderia ser usada como um precedente", a secretaria resolveu dar a autorização dia 23 de março. Consultada pela reportagem, informou, por meio de sua Coordenadoria de Comunicação, que "reavaliou a solicitação". A AHPAS havia recorrido em fevereiro.
"Nossa intenção com esse pedido foi tentar melhorar a qualidade de vida das crianças atendidas em um período difícil da vida delas, tornando as idas e vindas de hospitais menos desgastantes", diz a presidente da associação, Tatiana Piccardi. "Elas vivem em uma cidade onde a população carente mora cada vez mais afastada do centro."
Alívio
A dona de casa Marinalva Maria de Oliveira, mãe de Tiago, de 9 anos, usa o transporte da AHPAS há sete, desde que descobriu que o filho tem um tumor no cérebro. Com a decisão, poderá diminuir a média de seis horas que gasta no trânsito para ir da zona leste até o Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (Graac) e a Cruz Verde, ambos na Vila Mariana, zona sul, onde Tiago faz fisioterapia.
A entidade calcula que a diminuição do tempo dos trajetos permitirá ampliar a capacidade de atendimento de pacientes sem aumento da frota.
Fonte: Jornal da Tarde, 24 de março de 2011

Alta do etanol derruba consumo em 40% (24/03/2011)

O consumidor responde à disparada dos preços do álcool. Na semana terminada em 19 de março, as vendas pelas distribuidoras caíram 40% no país, em relação à média semanal de janeiro e fevereiro, de cer (...)

Brasil tem de importar álcool dos EUA (26/03/2011)