Tornou-se uma espécie de tradição das famílias de classe média (ou mais) presentear com um carro os filhos que entram na universidade. Assim, toda uma geração, já educada na "cultura do automóvel", torna-se mais "adulta" e "independente" - e, também, refratária ao uso do transporte público. A consequência é o uso não moderado (para curtas distâncias que poderiam ser feitas a pé e/ou número elevado de viagens por pessoa) ou ineficiente (uma pessoa por veículo) do automóvel. A entrada de novos condutores (além dos universitários, tem-se a "nova classe C") e o crescimento contínuo da frota de automóveis são os responsáveis pelos congestionamentos e dificuldades de circular e estacionar.
De fato, há em São Paulo escassez de garagens e locais apropriados para estacionamento, o que faz o espaço público ser disputado por motoristas dispostos a pagar caro por esse direito e a sujeitar-se a todo tipo de pressão por parte de "flanelinhas", destaca reportagem da Folha de S. Paulo. Por isso, chama a atenção o fato de que, além de caros e restritos, os espaços para estacionamento junto a faculdades da cidade sejam intensamente utilizados, apesar da existência de transporte público nas proximidades.
Dependência
Da mesma forma que em relação ao fumo e ao álcool, temos uma sociedade dependente do automóvel. Existem, porém, dois pontos a ressaltar. Primeiro, a insuficiência e/ou a qualidade insatisfatória do transporte público em São Paulo, às vezes aliada à falta de alternativas. Segundo: estudantes de cursos noturnos, que trabalham de dia e que dependem do automóvel para viabilizar seus (vários) deslocamentos durante o dia.
Fonte: Folha de S. Paulo, 28 de março de 2011

Alta do etanol derruba consumo em 40% (24/03/2011)

O consumidor responde à disparada dos preços do álcool. Na semana terminada em 19 de março, as vendas pelas distribuidoras caíram 40% no país, em relação à média semanal de janeiro e fevereiro, de cer (...)

Brasil tem de importar álcool dos EUA (26/03/2011)