Foi inaugurada ontem, dia 28, às 9h, a estação Butantã da linha 4-amarela do metrô paulistano. A estação, que fica na avenida Vital Brasil, esquina com as ruas Pirajussara, M.M.D.C., Camargo e Engenheiro Bianor, começou a funcionar seis anos após o início de sua construção, em março de 2005, lembra o UOL Notícias. Ativa desde maio do ano passado, a linha 4 opera atualmente apenas entre as estações Paulista e Faria Lima e em horário reduzido: das 8 às 15h. Esse também é o período de funcionamento da nova estação, cuja abertura promete uma economia de tempo de 23 minutos nos deslocamentos do cidadão entre as avenidas Vital Brasil e Paulista, conforme tempo de viagem calculado pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) a partir de velocidade média do trânsito nos horários de pico, 17 km/h.
Anexo à nova estação vai funcionar um terminal urbano de ônibus para linhas municipais e intermunicipais. A exemplo da Faria Lima, também só vai operar de segunda a sexta-feira (inclusive feriados).
Por enquanto, a linha 4 transporta em média cerca de 19 mil passageiros diariamente, nas restrições de horário e fins de semana. Só após a abertura de Pinheiros - cujo cronograma foi afetado pelo acidente da cratera em 2007 - é que o horário nesse sistema poderá ser expandido para que os trens trafeguem entre as 4h40 e 0h.
Conforme a assessoria da Via Quatro, entretanto, a expansão de horário não será "imediata" - dificilmente acontece ainda neste semestre, portanto. Ainda de acordo com o órgão, a operação do sistema aos sábados e domingos depende da inauguração das estações Luz (na integração com a linha 1-azul) e República (integração com a linha 3-vermelha), ainda sem previsão de serem concluídas.
Fonte: UOL Notícias, 27 de março de 2011

Alta do etanol derruba consumo em 40% (24/03/2011)

O consumidor responde à disparada dos preços do álcool. Na semana terminada em 19 de março, as vendas pelas distribuidoras caíram 40% no país, em relação à média semanal de janeiro e fevereiro, de cer (...)

Brasil tem de importar álcool dos EUA (26/03/2011)