São Paulo se prepara para receber 600 mil turistas durante a Copa de 2014 e deve obter investimentos da ordem de R$ 36,4 bilhões até essa data em negócios e atividades ligadas ao turismo, infraestrutura, logística e segurança. A cidade é um dos principais focos dos turistas e, para discutir as propostas do município para esse grande evento mundial, a Fecomercio realizou o encontro "São Paulo de Braços Abertos para a Copa de 2014". Segundo o Presidente do Conselho do Desenvolvimento das Cidades da Fecomercio, Josef Barat, a Copa 2014 é uma grande oportunidade para modernizar São Paulo. "A logística do transporte público e a modernização dos portos e aeroportos são pontos fundamentais para o sucesso em 2014", afirma Barat.
Segundo dados do FOHB (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil), os investimentos no Brasil todo devem alcançar a ordem de R$ 78,4 bilhões com a Copa.
De acordo com o prefeito Gilberto Kassab, o esforço da prefeitura é atender a todos os requisitos da FIFA para conquistar o privilégio de ser a capital onde os jogos da Copa serão abertos. "A prefeitura é parceira nos debates que possam melhorar a cidade", diz o prefeito. A final da Copa já está garantida no Maracanã, no Rio.
De acordo com João Paulo Lopes, secretário-adjunto do governador do Estado de São Paulo, José Serra, o governo vai investir R$ 5,5 milhões em transportes, sendo R$ 3,3 milhões para o metrô e R$ 2 milhões para a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Esses investimentos fazem parte do Plano de Expansão do município que envolve R$ 20 milhões para Transportes até 2010. Segundo Lopes, a ideia também é inaugurar até março de 2012 a linha amarela do metrô, que permitirá o acesso ao estádio do Morumbi para transportar até 80 mil passageiros por dia.
Segundo o diretor superintendente do São Paulo Convention & Bureau, Toni Sando de Oliveira, o País deve investir maciçamente em infraestrutura. "É preciso saber tirar proveito de 2014, já que a infraestrutura e a capacitação de pessoas não acaba junto com a Copa", afirma.
Para J. Hawilla, presidente da Traffic Assessoria e Comunicações Ltda., é preciso pensar que tudo deve estar pronto em 2013, quando acontece a Copa das Confederações. Para isso, as obras têm de estar prontas em dezembro de 2012, seis meses antes deste campeonato. "A Copa das Confederações é o grande teste da FIFA para saber se o País está preparado e, se não estiver, a FIFA tem um plano B", afirma.
Hawilla também destaca que é preciso explorar o setor de serviços, com criatividade e foco nos turistas para ganhar dinheiro com a Copa. Os recursos entram através do turismo e vão direto para o comércio e são revertidos em benefício da população. Para atender os turistas é preciso investimento em línguas, treinamento para o bom atendimento de taxistas e garçons, como aconteceu nas Copas da França e na Alemanha.
Morumbi
Para Walter Feldman, secretário municipal de Esportes, Lazer e Recreação, é fundamental que a abertura da Copa seja no Morumbi. "O estádio da cidade de São Paulo para a Copa 2014 é o Morumbi", avalia.
De acordo com José Francisco Cimino Manssur, assessor da presidência do São Paulo Futebol Clube, por ser uma estrutura privada, o Clube tem a facilidade de não precisar fazer licitação, o que aumenta a rapidez entre assinar o contrato e começar as obras de reforma necessárias para o campeonato mundial de futebol. O São Paulo FC prevê que as obras do Morumbi fiquem em torno de R$ 250 milhões. Segundo Manssur, a área de exposição de marketing do Morumbi será triplicada com a reforma para a Copa. "O São Paulo está conversando com o BNDES e com bancos privados de grande porte. O Clube tem interesse em implementar todas as exigências da FIFA", afirma. Segundo ele, já há 40 empresas interessadas em investir no estádio do Morumbi.
Para Ruy Ohtake, presidente da Ruy Ohtake Arquitetura e Urbanismo, o estádio do Morumbi deverá ter outros camarotes, de onde vêm grandes recursos para o Clube. Dentre os projetos, há a ideia da construção de uma garagem subterrânea, que inclui uma grande praça como legado para a cidade.
Segurança Pública
De acordo com o Coronel José Vicente da Silva Filho, a cidade tem recebido mais investimentos em segurança pública nos últimos dez anos. Para a Copa, algumas das medidas de segurança e prevenção estão focadas em delitos, tumultos, segurança de funcionários, autoridades, torcedores e imprensa dentro dos estádios e nos pontos de transportes que levam aos campeonatos. Para o coronel, como medida de segurança, não haverá repórteres em campo, como acontece no campeonato brasileiro.
"Segurança pública é parte fundamental da estrutura de um evento como a Copa", destaca. O coronel também aponta que a segurança em revistas para a entrada nos estádios vai contar com voluntários. Nos locais próximos aos clubes, somente os moradores vão poder entrar com veículos.
Fonte: Eventos&Eventos, 13 de outubro de 2009

Veja cas para andar na chuva (15/10/2009)

Cada vez mais aumenta o número de motocicletas pelas ruas, porém nem todos os motociclistas estão devidamente preparados para conduzir esse veículo de duas rodas. Antes de pensar em ter uma moto é imp (...)

Aumenta número de carros clonados (13/10/2009)