A dúvida dos motoristas na hora de escolher entre álcool e gasolina aumentou com a disparada do preço do álcool nas últimas semanas. Em menos de um mês, o aumento do álcool nas bombas foi de 8,7%, ressalta o Jornal Hoje. Já a gasolina foi de pouco mais de 1%. Mesmo assim, pelas informações da Agência Nacional do Petróleo (ANP), em 17 Estados e no Distrito Federal o álcool ainda é mais vantajoso.
Na região Sul, só vale a pena abastecer com álcool no Paraná.
No Sudeste, o álcool é mais econômico em Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
O álcool vence da gasolina em oito dos nove Estados do Nordeste, só perde em Sergipe.
Na região Norte, ao contrário, o álcool bate a gasolina apenas em dois: Rondônia e Tocantins.
Já em todo o Centro-Oeste, abastecer com álcool ainda é a melhor escolha.
Esses preços são a média nos Estados, na sua cidade pode ser diferente. Por isso, o engenheiro mecânico e professor da Universidade Nacional de Brasília (UNB), Carlos Gurgel, ensina uma conta que você deve fazer na hora de abastecer.
- Multiplique o preço da gasolina por 0,7.
- Compare o valor obtido com o preço do álcool.
- Se o resultado for menor que o preço do álcool na bomba, prefira o álcool.
- Se for maior, prefira a gasolina.
A conta é baseada no fato de que o álcool tem características diferentes da gasolina, portanto consome um pouco mais.
Fonte: Jornal Hoje, 15 de outubro de 2009

Veja cas para andar na chuva (15/10/2009)

Cada vez mais aumenta o número de motocicletas pelas ruas, porém nem todos os motociclistas estão devidamente preparados para conduzir esse veículo de duas rodas. Antes de pensar em ter uma moto é imp (...)

Aumenta número de carros clonados (13/10/2009)