Pressionado por entidades ligadas a empresários e funcionários do comércio, o prefeito Gilberto Kassab decidiu criar uma comissão para discutir a regularização de 26 shoppings ameaçados de multas e até fechamento. O anúncio ocorreu após uma reunião na prefeitura com entidades como Fecomercio (Federação do Comércio do Estado de SP), Associação Comercial de São Paulo e Sindicato dos Comerciários. Segundo a Folha, todas integrarão a comissão, que, em dez dias, vai começar a receber os planos de regularização apresentados pelos estabelecimentos.
"A prefeitura vai convidar todos os shoppings. Caso não atendam o convite, serão convocados", disse Kassab, que decidiu chamar até aqueles que obtiveram liminares que impedem o seu fechamento.
Há 15 dias, a prefeitura divulgou que, dos 47 shoppings da cidade, 28 estavam irregulares - seis tinham liminares. Desde então, dois (Eldorado e Light) se regularizaram e quatro (Pátio Higienópolis, Pátio Paulista, Frei Caneca e Pirituba) obtiveram liminar.
Em junho, a prefeitura iniciou uma blitz sobre os shoppings, após a Folha noticiar que alguns deles eram acusados de conseguir alvarás após o pagamento de propina.
Kassab negou que esteja perseguindo os centros de compras. "Vamos continuar dando todo apoio aos shoppings. Nós não combatemos os shoppings. Nós queremos ajudá-los a se regularizar."
Insegurança
"A prefeitura, ao longo dos anos, foi permitindo que as irregularidades existissem. Agora quer cumprir a lei num prazo muito curto", disse Antonio Carlos Borges, diretor executivo da Fecomercio.
Fonte: Folha de S. Paulo, 1º de agosto de 2012

Categoria: Mercado

Preços de imóveis sobem 1% (03/08/2012)

A desaceleração de preços segue como marca do mercado imobiliário em seis capitais brasileiras e no Distrito Federal. Em julho, a valorização do metro quadrado repetiu o desempenho do mês anterior, 1% (...)