Parking News

Já está em vigor no Distrito Federal uma lei que obriga cerca de 40 mil motociclistas profissionais a usarem colete inflável de proteção, um tipo de airbag para motoboys. Sancionada pelo Poder Legislativo, a lei número 4.890, de 13 de julho de 2012, determina que as empresas devem fornecer o equipamento aos seus empregados, sob pena de pagamento de multa de R$ 500, caso descumpram a norma. O motociclista também está sujeito à penalidade se for pego pilotando sem o colete inflável, destaca o portal R7.
O equipamento tem o formato de uma jaqueta geralmente de nylon ou couro. Pode pesar entre 1,2 e 5 kg e é inflado por um cilindro de gás, quando o motociclista cai e rompe o cordão que conecta o colete a moto. Depois de acionada, a jaqueta permanece inflada cerca de 20 minutos protegendo a região do pescoço, coluna e tórax, dependendo do modelo do equipamento. De acordo com especialistas, o uso do colete e do capacete pode reduzir em até 70% de risco de morte.
Apesar de ser mais uma medida de proteção, a lei causa polêmica entre os motoboys. De acordo com o presidente do Sindicato dos Motociclistas Profissionais do DF, Reivaldo Alves, o colete custa em média R$ 1.500. Além disso, é preciso trocar a recarga do cilindro de gás a cada vez que for usado, e isso também tem um custo.
Alves lembrou ainda que a resolução 356 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) determina e especifica os equipamentos de segurança para motociclistas. Entre eles estão o colete sinalizador, capacete e baú com faixas refletivas, antena contra linha de cerol, mata cachorro e placa vermelha. Segundo o representante da categoria, todo esse equipamento já gera um custo excessivo bancado pelo motoboy.
Fonte: portal R7, 1º de agosto de 2012

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Preços de imóveis sobem 1% (03/08/2012)

A desaceleração de preços segue como marca do mercado imobiliário em seis capitais brasileiras e no Distrito Federal. Em julho, a valorização do metro quadrado repetiu o desempenho do mês anterior, 1% (...)

Venda de carros bate recorde em julho (02/08/2012)

A indústria automobilística teve o melhor julho em vendas, com 364,2 mil veículos, incluindo caminhões e ônibus. Foi também o segundo melhor resultado mensal da história - perde para dezembro de 2010, (...)

A novela das garagens (01/08/2012)

Há 25 anos que planos para a construção de garagens subterrâneas na capital paulista se sucedem, mas só o primeiro deles foi executado e, ainda assim, parcialmente. Apesar do estardalhaço, muito pouco (...)

O inferno para estacionar o carro (08/08/2012)

Um levantamento realizado pela consultoria de tráfego TTC em parceria com o instituto de pesquisas Fran6 deu números a um problema bem conhecido por todos os motoristas paulistanos: o sufoco para esta (...)


Seja um associado Sindepark