Enquanto as montadoras comemoram a recuperação dos negócios, revendedores de carros sofrem com as restrições de crédito e a desvalorização dos modelos. Diante da queda no comércio de usados em junho, a relação das vendas entre novos e seminovos -- superior a 2,6 nos cinco últimos anos - caiu para 2,1. Ou seja, a cada carro novo vendido, dois usados foram comercializados, explica a Folha.
Desde o final do ano passado, o crédito secou no setor. Cerca de 80% dos pedidos de financiamento são negados.
A redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) acentuou a crise. Em alguns modelos, a desvalorização chega a 30% como reflexo da queda no preço dos novos.
A Fenauto (sindicato das revendas) estima que cerca de 4.500 lojas foram fechadas nos últimos meses, cerca de 10% do total no país.
O setor entregou uma pauta de reivindicações ao Ministério da Fazenda.
Pede retirada total do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) nos financiamentos de usados e uma linha de capital de giro para garantir a sobrevivência dos lojistas até a retomada do crédito.
"O governo só tem olhos para as montadoras. Esquece do nosso setor", afirma o presidente da Fenauto, Ilídio Gonçalves.
Reflexo nos novos
A crise nos usados deve afetar o desempenho dos novos. Cerca de 60% dos compradores de modelos 0 km entregam um carro de entrada no negócio.
"É um mercado muito significativo, até mesmo para a montadora, porque, para vender o carro novo dela, ela precisa desse mercado funcionando", afirma o consultor Valdner Papa.
Fonte: Folha de S. Paulo, 4 de agosto de 2012

Preços de imóveis sobem 1% (03/08/2012)

A desaceleração de preços segue como marca do mercado imobiliário em seis capitais brasileiras e no Distrito Federal. Em julho, a valorização do metro quadrado repetiu o desempenho do mês anterior, 1% (...)

Venda de carros bate recorde em julho (02/08/2012)