Parking News

Menos da metade dos usuários de ônibus fretados passou a utilizar metrô ou trens da Companhia Paulista de Metropolitanos (CPTM), diferentemente do que havia previsto a Secretaria Municipal dos Transportes (SMT) antes de implementar restrições ao serviço. Dos 40 mil passageiros, calculava-se que 27,7 mil (69,2%) começariam a usar o transporte sobre trilhos, seja como único meio ou como complemento ao ônibus fretado, que desde 27 de julho não pode entrar em uma área de 70 km². No entanto, a Secretaria admitiu que somente 12 mil pessoas (30%) passaram para esses meios. As informações são de O Estado de S. Paulo.
"Nossos cálculos são de que 12 mil, no máximo 13 mil pessoas passaram a utilizar o Metrô e a CPTM. É um aumento insignificante na rede e por isso não provocou impacto", disse o secretário Alexandre de Moraes, respondendo a uma questão do deputado Orlando Morando sobre se houve superlotação no sistema, durante audiência na Assembleia Legislativa, para a qual foi convocado para prestar esclarecimentos.
O secretário, no entanto, negou que o restante dos passageiros tenha migrado para os carros, um dos efeitos colaterais previstos por especialistas e anunciados por muitos usuários de fretados. "Essas pessoas passaram a utilizar o transporte coletivo urbano e muitas passaram a andar a pé, após descerem nos bolsões, uma vez que alguns estão perto dos centros empresariais", disse.
Segundo a SMT, uma das provas de que os usuários não migraram para os carros é que houve queda na lentidão no primeiro mês da restrição. A secretaria promete divulgar um balanço dos índices, mas Moraes adianta que houve redução de 11% nos congestionamentos em relação ao mesmo período de 2008.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 27 de agosto de 2009

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Faltam vagas, sobram multas (25/08/2009)

Com base no relatório do Departamento de Trânsito (Detran), o Correio Braziliense listou os cinco pecados mais comuns na hora de estacionar. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) define 19 formas de e (...)

Ciclofaixa estreia com 9.200 usuários (31/08/2009)

A desobediência de alguns ciclistas criou problemas no trânsito e marcou o lançamento da ciclofaixa de lazer, dia 30 de agosto, na zona sul de São Paulo. Segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráf (...)

Inspeção terá mais 3 postos (26/08/2009)

A Controlar, concessionária responsável pela inspeção veicular, informou que três postos serão inaugurados na zona norte da Capital até janeiro de 2010. A região hoje não tem nenhum ponto para os test (...)

a da Prevenção de Acidentes infantis (30/08/2009)

A organização não-governamental (ONG) Criança Segura instituiu 30 de agosto como o Dia da Prevenção de Acidentes com Crianças. A fim de lembrá-la, fez parcerias e convocou instituições de todo o Brasi (...)

Vale-tudo na pista (26/08/2009)

Pedalar por uma cidade como o Rio é irresistível. Ainda mais quando se tem à disposição 150 km de pistas exclusivas para ciclistas. Trata-se da maior malha do País. Mas a convivência com pedestres e m (...)

Operação Lei Seca (26/08/2009)

Quem circula à noite já se acostumou com as blitze da Operação Lei Seca. Como o limite de álcool tolerado pela nova legislação é de 0,2 grama por litro de sangue - índice que uma pessoa, dependendo da (...)

Madrugada com pardais (25/08/2009)

Por unanimidade, os 25 desembargadores do Órgão Especial do Tribunal de Justiça (TJ) consideraram, dia 24 de agosto, inconstitucional a lei estadual que determina o desligamento de pardais e lombadas (...)


Seja um associado Sindepark