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A extensão do Túnel Ayrton Senna, perto do Parque do Ibirapuera, na zona sul da capital paulista, deve piorar a qualidade do ar na região e melhorar o trânsito nos distritos de Vila Mariana e Moema. Essas duas consequências constam do Relatório de Impacto Ambiental (Rima) da obra, que está disponível para consulta pública, informa o jornal Estado de S. Paulo. O custo aproximado da obra é de R$ 110 milhões, com previsão de 18 meses para ser concluída.
O projeto prevê uma saída no sentido bairro-centro do túnel, inaugurado em 1995. Para absorver o trânsito, será construída uma faixa adicional por 1 km da via. Hoje, a passagem serve de ligação direta entre as Avenidas 23 de Maio e Juscelino Kubitschek, no sentido centro-bairro. Para fazer o caminho inverso, o motorista que entra no túnel tem de passar por quatro vias adjacentes (Avenida Sena Madureira, Ruas dos Otonis e Estado de Israel e Avenida Professor Ascendino Reis) para chegar à 23 de Maio e seguir para o Centro.
O relatório não mensura os impactos ambientais da obra, mas aponta a relevância de cada um deles. Na melhora do trânsito, é descrita como "alta" para o entorno imediato (AID) e para os bairros, mas não para o trecho da 23 de Maio que será alterado.
A alteração da qualidade do ar é considerada de média relevância, pois "o incômodo pela poluição pode perturbar número regular de moradores e usuários do sistema". O documento, porém, relata haver um impacto positivo nesse quesito para as regiões que vão ter "diminuição de tráfego".
Fonte: O Estado de S. Paulo, 25 de agosto de 2009

Categoria: Geral


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