Com base no relatório do Departamento de Trânsito (Detran), o Correio Braziliense listou os cinco pecados mais comuns na hora de estacionar. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) define 19 formas de estacionamento proibido. O brasiliense escorrega em todas elas. Vale tudo para conseguir um espaço, de preferência bem perto do destino: ocupar vagas reservadas para os bombeiros, idosos, deficientes e parar sobre o gramado ou a calçada estão entre elas. Seja pela pressa, falta de opção ou por comodidade, há quem deixe de lado o bom senso e ignore regras básicas de cidadania.
No topo da lista está estacionar em desacordo com as posições estabelecidas no CTB, com 16.194 flagrantes. A descrição técnica parece genérica demais. Segundo o gerente de Fiscalização do Detran, Silvaim Fonseca, ela engloba os casos em que a sinalização indica o estacionamento em 45º e o condutor para no ângulo de 90º, por exemplo. "Ou quando a sinalização regulamenta vaga de táxi, mas ele está parado em outra posição que não aquela demarcada", acrescenta.
O segundo pecado da lista não tem desculpa: estacionar em horário ou local proibido pela sinalização. Nas ruas sobram maus exemplos.
Nos sete primeiros meses de 2008, o Detran fez 63.167 notificações. Fonseca diz que a queda nas multas por estacionamento irregular se deve a certa mudança no comportamento de parte dos condutores. "Apertamos a fiscalização e muitos ficaram mais atentos. Nas imediações do UniCeub, por exemplo, praticamente não temos mais problemas. Em outros locais, porém, ainda temos que melhorar muito", reconhece.
O Governo do Distrito Federal (GDF) vem estudando meios de aumentar a oferta de vagas na região. Por meio de Parcerias Público-Privadas, deve construir estacionamentos subterrâneos a partir do ano que vem. Até a tarifa máxima já foi definida: R$ 4,00 a hora.
O edital de concorrência pública para construção dos estacionamentos subterrâneos será divulgado em setembro. A Secretaria de Transportes fixou em R$ 2/hora a tarifa máxima para as vagas que serão privatizadas na superfície e em R$ 4/hora o valor das subterrâneas. Por meio de Parceria Público-Privada, o governo pretende criar 20 mil vagas na área central da cidade e tentar diminuir o déficit de estacionamento.
Fonte: Correio Braziliense (DF), 25 de agosto de 2009

Ciclofaixa estreia com 9.200 usuários (31/08/2009)

A desobediência de alguns ciclistas criou problemas no trânsito e marcou o lançamento da ciclofaixa de lazer, dia 30 de agosto, na zona sul de São Paulo. Segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráf (...)

Inspeção terá mais 3 postos (26/08/2009)