A organização não-governamental (ONG) Criança Segura instituiu 30 de agosto como o Dia da Prevenção de Acidentes com Crianças. A fim de lembrá-la, fez parcerias e convocou instituições de todo o Brasil para uma mobilização nesse dia, com o objetivo de fazer um alerta e ampliar a discussão sobre o tema. A entidade entrou em contato com outras ONGs, escolas, igrejas, universidades, órgãos públicos e privados para que fizessem uma ação que tivesse como foco o tema da prevenção dos acidentes com crianças. As iniciativas que se destacarem vão ser registradas no site e no blog da organização. "É um alerta público", disse a coordenadora de Políticas Públicas da ONG, Luiza Batista de Sá Leitão.
Na capital paulista, um bazar na sede do Tênis Clube Paulista reverteu parte das vendas para a organização. Os visitantes participaram de apresentações sobre o uso correto da cadeirinha nos veículos e prevenção de acidentes no ambiente doméstico.
Em Salvador, a Associação Bahiana de Cirurgia Pediátrica (CIPE-BA), o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) e a Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (UFBA), entre outras entidades, promoveram orientações para a comunidade sobre a prevenção de acidentes com crianças. No Parque da Cidade, no bairro de Itaigara, foram abordados os principais riscos de acidentes no trânsito, houve alertas para os perigos das brincadeiras de trotes com os serviços de urgência e orientação sobre o uso correto do desfibrilador elétrico automático (DEA), aparelho utilizado em reanimação cardiorrespiratória.
Na cidade de Uberlândia, em Minas Gerais, profissionais de saúde passaram pelos hospitais para conversar e esclarecer dúvidas sobre o assunto. Houve ainda ações no Vale do Paraíba (SP), em São Lourenço (MG) e em Sairé (PE).
Já Curitiba, no Paraná, realizou uma oficina abordando o tema, em parceria com a Secretaria Municipal de Defesa Social. Em Recife, Pernambuco, também foi promovida uma oficina para profissionais do Samu de 16 municípios da região metropolitana da cidade.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 30 de agosto de 2009

Categoria: Ação Social

Faltam vagas, sobram multas (25/08/2009)

Com base no relatório do Departamento de Trânsito (Detran), o Correio Braziliense listou os cinco pecados mais comuns na hora de estacionar. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) define 19 formas de e (...)