O Shopping Metrô Tucuruvi, na zona norte de São Paulo, foi aberto ao público dia 18 sem salas de cinema para evitar aumento do trânsito. A exigência foi feita pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), que estima que o empreendimento, quando estiver totalmente pronto, deve atrair mais 1.936 carros por hora para o trânsito já carregado da região.
A média de tráfego atual é de 44 mil veículos por dia, segundo a JHSF, empresa responsável pelo shopping de 33 mil m² e 236 lojas.
Apesar de o shopping ser conectado à estação Tucuruvi da linha 1-azul do metrô, o que deve atrair muitos usuários do transporte público, a empresa foi obrigada pela prefeitura a reformar vias da região e construir um novo terminal de ônibus para mitigar seu impacto no trânsito.
Será o primeiro terminal da cidade bancado pela iniciativa privada. Segundo a empresa, ele vai abrir no sábado e será parada de oito linhas municipais e outras cinco metropolitanas, até Guarulhos.
De acordo com a CET, o shopping ainda não entregou todas as 19 exigências feitas, entre elas mais dois terminais de ônibus, mas recebeu autorização parcial após entregar parte delas e depositar R$ 14,8 milhões como garantia.
A autorização se refere à liberação de 70% da área bruta que poderá ser alugada. "Ficam sem autorização para funcionar ainda as salas de cinema e o piso plataforma (subsolo)", diz a companhia.
O acesso direto do metrô ao shopping ainda está em construção, mas deve ser aberto no fim de maio.
Segundo a JHSF, a comercialização já alcançou 98% dos espaços disponíveis.
As salas de cinema poderão abrir nos próximos meses, depois do atendimento das exigências da CET.
Desde a mudança na legislação, grandes empreendimentos já tiveram que construir obras viárias como um viaduto (JK Iguatemi) e até um túnel (Camargo Corrêa).
O novo shopping será o único em um raio de quatro quilômetros. Mas, apesar dos transtornos no trânsito, é esperado há meses pelos moradores do entorno - inicialmente, seria aberto em 2012.
Na marginal Tietê, no acesso à rodovia dos Bandeirantes, está em construção outro empreendimento, o Tietê Plaza. Ele deve abrir em outubro.
Fonte: Folha de S. Paulo, 18 de abril de 2013

Preço do etanol sobe 2,18% em março (18/04/2013)

Durante o mês de março, o preço do etanol sofreu aumento médio de 2,18%. Segundo o levantamento do Ticket Car, divulgado dia 18, o combustível ficou, em média, em R$ 2,41/litro no período analisado. A (...)

Vaga na marra (19/04/2013)