O presidente eleito da Anfavea, Luiz Moan, disse nesta segunda-feira (22) que a entidade, que representa as montadoras instaladas no país, vai apresentar "o mais rápido possível" ao governo a proposta de uma nova política de estímulo a exportações. Segundo o executivo, a ideia é criar um programa de incentivo que permita aumentar as exportações das montadoras brasileiras para a casa de 1 milhão de veículos. No ano passado, o setor exportou 442,1 mil veículos e, para 2013, as estimativas da Anfavea apontam para um volume de 420 mil unidades, entre automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus. As informações foram veiculadas pelo Valor Online.
A proposta que está sendo estudada, adiantou, passa pela desoneração de impostos incidentes na produção, mas sem mexer nos fundamentos da política econômica, como o câmbio flutuante. "Hoje, nós exportamos impostos", afirmou Moan.
O executivo, que assume hoje a presidência da Anfavea, lembrou que as exportações chegaram a alcançar 900 mil veículos em 2005, ou 30% da produção. Para retomar esse patamar, ele defendeu o desenvolvimento de uma política especial de incentivos às exportações das montadoras, a qual já batizou de Exportar-Auto - uma alusão ao Inovar-Auto, nome dado ao regime automotivo editado no início de outubro para estimular a produção nacional de veículos com restrições para as importações de carros.
Durante entrevista coletiva a jornalistas, Moan colocou o tema das exportações como o maior desafio de seu mandato de três anos no comando da entidade, lembrando ainda que as montadoras instaladas no Brasil perderam mercados internacionais nos últimos anos.
Fonte: Valor Online, 22 de abril de 2013

Preço do etanol sobe 2,18% em março (18/04/2013)

Durante o mês de março, o preço do etanol sofreu aumento médio de 2,18%. Segundo o levantamento do Ticket Car, divulgado dia 18, o combustível ficou, em média, em R$ 2,41/litro no período analisado. A (...)

Vaga na marra (19/04/2013)