Parking News

A Prefeitura de São Paulo informou nesta segunda-feira, 22, que pretende deixar "inteligentes" metade dos cruzamentos semaforizados da capital, ampliando a fluidez do trânsito em 20%. Dos 6 mil entrocamentos viários com faróis da cidade, 3 mil devem ser modernizados até setembro de 2015, afirmou o secretário municipal dos Transportes, Jilmar Tatto, durante a audiência pública para a criação da chamada Central Integrada de Mobilidade Urbana (Cimu).
Esse centro terá a função de controlar e gerenciar o trânsito e o transporte público paulistanos. Os dados serão transmitidos por meio de uma rede de mil quilômetros de fibra ótica, conectando semáforos, centros de controle de tráfegos de área (CTAs) e a Cimu, que ficará em um prédio já usado pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) na Rua Bela Cintra, na região central, informa O Estado.
Por meio desse sistema, a gestão Fernando Haddad espera tornar mais eficiente a interface entre a São Paulo Transporte (SPTrans), responsável pela rede de ônibus, e a CET. Com a modernização dos semáforos, por exemplo, os cruzamentos poderão se programar por conta própria, favorecendo os fluxos das vias que estiverem mais carregados em determinado momento.
Hoje, só existem 105 cruzamentos "inteligentes". À central também serão conectadas mil câmeras digitais, capazes de monitorar melhor o trânsito à distância.
Com elas, ambulâncias e bombeiros poderão ser acionados e deslocados com maior rapidez nos casos de acidentes viários. "Você olha numa central o viário, o que está acontecendo, e se tem um acidente, é evidente que, de imediato, você vai lá, atua. É um monitoramento centralizado e integrado", explicou o secretário.
Em uma fase futura, o Metrô e a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), controlados pelo governo do Estado, deverão ser interligados à Cimu da Prefeitura, tornando mais eficiente o acionamento de ônibus da SPTrans durante as falhas em linhas metro ou ferroviárias.
O edital para a contratação de tecnologia necessária à implantação da Cimu deve ser publicado no mês que vem. A assinatura do contrato está prevista para agosto e o início das obras, que incluem instalação de fibra ótica, em setembro. As intervenções devem durar dois anos.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 22 de abril de 2013

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Preço do etanol sobe 2,18% em março (18/04/2013)

Durante o mês de março, o preço do etanol sofreu aumento médio de 2,18%. Segundo o levantamento do Ticket Car, divulgado dia 18, o combustível ficou, em média, em R$ 2,41/litro no período analisado. A (...)

Vaga na marra (19/04/2013)

Parada em fila dupla, no ponto de ônibus, no passeio ou com jeitinho na carga e descarga. Vale tudo para estacionar nas ruas de Belo Horizonte, que já tem uma frota de 1,5 milhão de veículos. O desres (...)


Seja um associado Sindepark