A Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp) anunciou nesta segunda-feira, 22, que a ConectCar, parceria entre Odebrecht e Ipiranga, foi autorizada a iniciar a venda de tags e a operação de seus serviços de pagamento eletrônico de pedágio em todo Estado de São Paulo a partir da zero hora de hoje, 23. A empresa é a terceira operadora a entrar no mercado de pagamento eletrônico em rodovias paulistas, aproveitando a abertura do mercado feita pelo governo do Estado, no ano passado. As informações são da Agência Estado.
Conforme a Artesp, o tag ConectCar poderá ser utilizado em qualquer rodovia sob concessão paulista e possibilitará acesso a outros serviços além do pagamento de pedágio, como pagamento de estacionamento, compra de combustível e de produtos em loja de conveniência. No pedagiamento eletrônico, a empresa irá oferecer o modelo pré-pago para pessoas físicas, sem mensalidade, além do serviço pós-pago, para pessoas jurídicas. A venda será realizada em toda rede de postos Ipiranga.
A agência reguladora estadual destacou que com a quebra do monopólio no pagamento eletrônico, que antes era exclusivo da Sem Parar, os preços dos serviços oferecidos foram reduzidos e já não é mais cobrada a taxa de adesão em alguns planos. Além disso, passou a ser oferecido o serviço pré-pago. "Antes, o consumidor tinha que pagar R$ 66,72 de taxa de adesão. Agora, a adesão é gratuita em plano específico da operadora. A mensalidade, que antes custava R$ 11,90, tem novos valores", destacou. Além da Sem Parar, a outra empresa que atua neste segmento é a DBTrans/AutoExpresso.
Ponto a Ponto
A Artesp também informou que trabalha com o governo de São Paulo para que, no segundo semestre, as operadoras de pedagiamento eletrônico passem a oferecer os serviços do Sistema Ponto a Ponto, de pagamento por trecho percorrido.
O projeto-piloto está em teste, desde ano passado, em duas rodovias: SP 360 (Itatiba), SP 75 (Indaiatuba) e em operação definitiva na SP 340 (Jaguariúna). Além disso, o objetivo é que a partir de julho qualquer usuário possa utilizar o Ponto a Ponto na SP 340.
O sistema funciona por meio de um tag instalado no veículo - que é gratuito - e é lido por antenas colocadas ao longo da rodovia. Segundo a Artesp, na SP 360, em um ano de utilização do sistema, os usuários economizaram cerca de R$ 600.
Fonte: Agência Estado, 22 de abril de 2013

Preço do etanol sobe 2,18% em março (18/04/2013)

Durante o mês de março, o preço do etanol sofreu aumento médio de 2,18%. Segundo o levantamento do Ticket Car, divulgado dia 18, o combustível ficou, em média, em R$ 2,41/litro no período analisado. A (...)

Vaga na marra (19/04/2013)