Arrumar uma vaga para estacionar na área central de Itapetininga (SP) está se tornando uma tarefa cada vez mais difícil com o passar dos anos. Atualmente a frota de veículos do município, segundo dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), é de 70.281, isto é, cerca de um veículo para cada dois habitantes da cidade, que, segundo o Censo de 2010, é de 145.384 moradores. As informações foram veiculadas pelo G1.
Nos dias de grande movimento, ou até mesmo em dias calmos, é preciso ficar rodando pelas ruas em busca de uma vaga. E quando um espaço surge no meio do tumulto, em poucos segundos é ocupado.
Segundo o funcionário público Gilson Marcelino Ribeiro, nem mesmo o serviço de estacionamento rotativo zona azul consegue contribuir com a gigantesca demanda por estacionamento. Segundo ele, a solução é apelar para os estacionamentos. "Tem que pagar para estacionar sempre", afirma.
Já outro motorista, o pintor Edilson Inácio De Lima, conta que nem mesmo os estacionamentos são suficientes para atender aos veículos em busca de uma parada. "Tem muito carro e muitas poucas vagas. Muito pouco estacionamento também", ressalta.
E diante de tantas dificuldades em encontrar uma vaga, muitos motoristas apelam para o "jeitinho". Alguns estacionam em cima da faixa de pedestres ou até mesmo em espaços para deficientes físicos.
Segundo o capitão da Polícia Militar Luiz Fernando Caldini, as infrações de trânsito causadas na hora de estacionar variam de gravidade e valor da multa. O valor varia de R$ 53 a R$ 86 dependendo da gravidade que pode ser leve, média, grave ou gravíssima.
O capitão explica que além dos locais proibidos já comentados, não se pode estacionar em "menos de cinco metros do alinhamento (esquinas), locais em desacordo com a fiscalização, vagas de idosos, em frente a guias rebaixadas ou em locais em desacordo com a fiscalização".
Em casos como vagas de idosos ou deficientes, o capitão explica que, se algum carro for flagrado em alguma delas, será multado, caso não possua o cartão de deficiente ou idoso estampado.
Fonte: portal G1, 21 de abril de 2013

Preço do etanol sobe 2,18% em março (18/04/2013)

Durante o mês de março, o preço do etanol sofreu aumento médio de 2,18%. Segundo o levantamento do Ticket Car, divulgado dia 18, o combustível ficou, em média, em R$ 2,41/litro no período analisado. A (...)

Vaga na marra (19/04/2013)