As cidades de São Paulo e Rio de Janeiro estão entre as 50 mais caras do mundo, segundo indicou a pesquisa Price and Earnings, divulgada dia 17 de agosto pelo banco UBS. O levantamento considera 73 cidades e a capital paulista aparece em 19º lugar, enquanto a fluminense está em 26º. Entre as cidades latino-americanas, a cidade de São Paulo é a mais cara, seguida por Caracas, na Venezuela, figurando na 47ª posição do ranking mundial. Já a capital peruana, Lima, aparece na 65ª posição, enquanto Buenos Aires, na Argentina, figura em 68º lugar. As informações são do InfoMoney.
Mundial
Considerando todas as cidades do mundo, as mais caras são Oslo e Zurique, na Noruega e na Suíça, respectivamente. Os terceiro e quarto lugares do ranking também são ocupados por cidades europeias: Genebra, na Suíça, e Copenhage, na Dinamarca.
Completando a lista das dez mais caras estão Estocolmo (Suécia), Tóquio (Japão), Sidney (Austrália), Helsinque (Finlândia), Toronto (Canadá) e Cingapura. Entre as mais baratas estão Mumbai, na 73ª posição; Manila, na 72º; Nova Delhi, em 73º; Nairobi, em 70º; e Cairo, 69º.
Gasto doméstico
A pesquisa também considera os gastos domésticos, de acordo com o nível salarial e o poder aquisitivo dos habitantes de cada cidade. A cidade de São Paulo aparece na 44ª posição, enquanto o Rio de Janeiro aparece no 48ª lugar.
Entre as cidades com maior poder aquisitivo doméstico da América Latina, Bogotá (Colômbia) aparece na 50ª posição. Outras cidades latino-americanas que também aparecem no ranking são Buenos Aires (53º), Lima (55º), Santiago do Chile (56º), Caracas (62º) e Cidade do México (70º).
Já as cinco cidades com maior poder aquisitivo do ranking mundial, de acordo com a pesquisa, são Zurique (1º), Sidney (2º), Luxemburgo (3º), Miami (4º) e Los Angeles (5º). Entre as três cidades com menor poder aquisitivo no mundo aparecem Manila (71º), Nairobi (72º) e Jacarta (73º).
Fonte: site InfoMoney, 17 de agosto de 2011

Categoria: Cidade