A partir da zero de amanhã, 24 de agosto, os motoristas que passarem pelo trecho sul do Rodoanel terão de pagar pedágio, informou a Artesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de SP). A tarifa será de R$ 2,50 para carros de passeio, e veículos comerciais pagam esse valor por eixo. Motocicletas pagarão R$ 1,25, acrescenta o InfoMoney. O trecho sul do Rodoanel liga a rodovia Régis Bittencourt às cidades do ABC paulista e, apesar das seis praças no trecho, o usuário só pagará uma única vez, na saída.
O trecho é operado pela concessionária SPMar, que começou dia 20 de agosto uma operação assistida nos postos de cobrança. A operação é uma etapa de testes, em que os motoristas recebem orientações, mas sem pagar a tarifa, até que comece a cobrança.
Construção Trecho Leste
A cobrança de tarifa no Trecho Sul viabilizará a construção do Trecho Leste do Rodoanel. A obra foi iniciada no dia 17 de agosto, e representa um investimento de R$ 2,8 milhões.
A previsão é que o trecho leste seja entregue em março de 2014.
Fonte: site InfoMoney, 19 de agosto de 2011