O número de veículos emplacados na primeira quinzena de agosto recuou 3,11% na comparação com o mesmo período de julho, segundo dados da agência de varejo automotivo MSantos, enviados ao portal InfoMoney. Nos primeiros 11 dias úteis deste mês, 149.208 unidades de veículos, comerciais leves, ônibus e caminhões foram vendidas, enquanto, em igual período do mês passado, as vendas atingiram 154.003.
Já as vendas apenas de automóveis e comerciais leves atingiram 139.851 nos primeiros quinze dias do mês, contra 144.308 automóveis e comerciais leves comercializados no mesmo período de julho, o que significa uma queda de 3,09%.
Plano Maior
O economista da MSantos ressalta que, nos próximos dias, o governo deve anunciar a regulamentação do Plano Maior, com medidas que devem incluir desonerações fiscais para o setor automotivo, mas que não serão repassadas aos consumidores finais.
De acordo com ele, quando foi anunciado que o governo desoneraria o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para o setor automotivo, houve uma queda nas vendas logo no dia seguinte. "Os consumidores entenderam que haveria novamente a isenção do IPI", diz Fontes.
Fonte: site InfoMoney, 16 de agosto de 2011