Parking News

As vagas de estacionamento para idosos e portadores de necessidades especiais são, agora, regulamentadas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). As placas e as credenciais vão ser padronizadas e terão validade em todo o País. Mas uma mudança, em especial, tem provocado polêmica, segundo apurou o Correio Braziliense. Qualquer pessoa terá direito a usar a vaga especial, desde que esteja transportando um idoso ou pessoa com comprovada dificuldade de locomoção autorizados pelo órgão de trânsito.
No Distrito Federal, há 50 mil autorizações para idosos e, todos os meses, cerca de 700 novas são emitidas. Mas atualmente só tem direito a usar a vaga o idoso credenciado no Departamento de Trânsito (Detran) e que esteja ao volante. O número de deficientes beneficiados é 3.164, sendo 1.550 condutores e 1.614 pessoas transportadas. Tais distinções deverão acabar até dezembro deste ano. As novas regras estão nas resoluções 303 (idosos) e 305 (deficientes), do Contran.
A permissão para que pessoas jovens estacionem em vagas de idosos - desde que estejam levando no veículo um com autorização - não está explícita no texto da resolução, mas nem é preciso, segundo o engenheiro do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Ítalo Marques Filizola. No entendimento dos membros da Câmara Temática de Engenharia de Tráfego do Contran, que elaborou a resolução, e da qual ele faz parte, já existem leis federais - entre elas o Estatuto do Idoso (10.741/03) e a que promove a acessibilidade (10.098/00) - que determinam a reserva de 5% e 2% das vagas para uso dos idosos e deficientes, respectivamente.
"Para nós, não interessa quem está dirigindo o carro. Desde que um idoso ou portador de deficiência física ou com dificuldade de locomoção desfrute do benefício assegurado na legislação - seja ele passageiro, dono do veículo ou motorista", afirmou.
O diretor-geral do Detran, Jair Tedeschi, considerou as resoluções genéricas demais. "O agente de trânsito ou o policial militar flagra uma pessoa sem autorização saindo de uma vaga para idosos. Ao ser abordado, esse motorista diz que deixou a mãe ou o pai no hospital, como é que vamos provar o contrário?", perguntou. Para Tedeschi, ao permitir que pessoa jovem estacione nas vagas especiais apenas com a ressalva que esteja transportando alguém credenciado facilitará a ação dos "espertinhos". Ítalo Marques concorda com o risco do mau uso do cartão. Mas ressaltou que é preciso facilitar o acesso de parcelas da população que quase sempre têm seus ignorados desrespeitados. Por isso, ele defende uma fiscalização eficaz. "Que os órgãos de trânsito façam campanhas sensibilizando o motorista de que o respeito à vaga é uma questão de civilidade e uma forma de melhorar a vida dos idosos", destacou.
O Distrito Federal está entre as unidades da Federação pioneiras em garantir vaga especial para idosos. Lá, a reserva existe desde 1999, bem antes do Estatuto do Idoso, de 2003. Mas, ainda hoje, há desrespeito por parte dos motoristas.
Fonte: Correio Braziliense (DF), 27 de janeiro de 2009

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Vistoria de carro tem início (02/02/2009)

Começou dia 2 de fevereiro a inspeção veicular ambiental na Capital paulista. Ao todo, 427 carros e motos com final de placa 1 deveriam passar por vistoria nessa data. Também poderia ser feito o agend (...)

Guarulhos implanta 66 radares (30/01/2009)

Guarulhos, na Grande São Paulo, a segunda maior cidade do Estado, começa este ano a fiscalizar o trânsito com ajuda de equipamentos eletrônicos. De acordo com a prefeitura, 66 aparelhos estarão em fun (...)

Estacionamento proibido (15/01/2009)

O estacionamento nas principais vias da cidade vai ser proibido nos horários de pico. A medida foi um dos assuntos de entrevista do secretário de Transporte e Trânsito Urbano (STTU), Kelps Lima, ao Pa (...)

Bauru: 1 carro para cada duas pessoas (25/01/2009)

Bauru terminou 2008 com uma frota de 174.728 veículos. Considerando que a cidade tem cerca de 347 mil moradores, isso significa que, proporcionalmente, existe um carro para cada dois habitantes. Não f (...)

Volta às aulas (29/01/2009)

Os índices de lentidão no trânsito, que já não estão nada animadores neste começo de ano, devem se agravar a partir da semana que vem. É que a maioria das escolas particulares (cerca de 60%) volta a t (...)

BH boicota o Faixa Azul (25/01/2009)

A BHTrans prepara mudanças no formato do estacionamento rotativo, um de seus principais instrumentos para organizar o trânsito. Em entrevista ao Estado de Minas, o novo presidente da empresa, Ramon Vi (...)

À mercê dos flanelinhas (29/01/2009)

Um leitor enviou a seguinte reclamação ao jornal Estado de S. Paulo: "Escrevo para expressar minha indignação e para alertar os frequentadores do Sesc Pompeia, assim como as autoridades competentes, q (...)

Vagas são limitadas (25/01/2009)

A cada mês, entre 3,5 mil e 3,8 mil veículos novos são emplacados pelo Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran/AM). Trezentos e oitenta mil já circulam pela cidade. "Para uma metrópole c (...)

Um pente-fino nos guardadores (23/01/2009)

A Prefeitura do Rio fará um rigoroso recadastramento, que inclui investigação de antecedentes criminais, dos vendedores de tíquetes de estacionamento de rua, o Rio Rotativo. A medida visa a reduzir os (...)

Guardadores de carros loteiam ruas (21/01/2009)

Na praia, no teatro, na boate, no restaurante, na rua. Em qualquer lugar que não tenha um local certo para deixar seu veículo protegido lá estão eles, os guardadores de carros ou flanelinhas, como tam (...)

Espera de uma hora para inspeção (03/02/2009)

O primeiro dia da inspeção veicular para carros e motos na Capital foi marcado pela demora no atendimento aos motoristas, constatou o jornal Diário de S. Paulo. No centro de inspeção Jaguaré, na Zona (...)


Seja um associado Sindepark