Parking News

Bauru terminou 2008 com uma frota de 174.728 veículos. Considerando que a cidade tem cerca de 347 mil moradores, isso significa que, proporcionalmente, existe um carro para cada dois habitantes. Não fosse a retração nas vendas nos meses de novembro e dezembro do ano passado, por conta do medo gerado pela propalada crise mundial, as ruas da cidade estariam ainda mais congestionadas, analisa o Jornal da Cidade.
Em um ano, Bauru "ganhou" 13.453 veículos, segundo dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), aumento de 8,34% em comparação a dezembro de 2007. Se por um lado esse crescimento é motivo de comemoração por demonstrar aumento no poder de compra da população, por outro traz uma série de preocupações. Afinal, como acomodar esses milhares de carros e motos a mais em uma malha viária estagnada?
Segundo o Jornal da Cidade, as últimas grandes obras no setor viário foram feitas há mais de seis anos. De lá para cá, o trânsito de Bauru cresceu expressivos 42% e nada foi feito para dar maior fluidez aos veículos. Nenhum novo viaduto foi construído, ao contrário, um dos mais importantes (o Mauá, que liga o Centro à região oeste) está parcialmente interditado há quatro meses. Nenhuma nova rota foi aberta para dar alternativas aos motoristas.
As últimas mudanças foram a duplicação de um trecho da Avenida Nuno de Assis, próximo ao trevo de acesso à rodovia Marechal Rondon; o prolongamento da Avenida Getúlio Vargas; e a construção do acesso da Avenida Moussa Tobias à Avenida Nuno de Assis. Para o engenheiro de trânsito Archimedes Raia Júnior, é muito pouco para uma cidade que não pára de crescer, ao menos no quesito trânsito.
Além de a malha viária da cidade não estar preparada para receber uma quantidade tão grande de veículos, o aumento na frota preocupa também no aspecto ambiental.
Na região, outras duas cidades têm quase a mesma proporção de veículos/habitantes que Bauru. Tanto em Jaú quanto em Botucatu, o número de veículos é a metade do número de moradores. A diferença é que nessas duas cidades o aumento da frota foi acompanhado por medidas que ajudaram a organizar o trânsito. Tanto que em setembro do ano passado, Jaú recebeu o Prêmio Volvo de Segurança Viária pelos investimentos nas áreas de engenharia, educação e esforço legal, que, entre outros resultados, ajudou a reduzir acidentes. O prêmio, de abrangência nacional, contemplou outras três cidades: São José dos Campos, Cachoeirinha (RS) e Natal (RN).
Prédios já prevêem duas garagens
O crescimento da frota de veículos está ligado, basicamente, a dois fatores. A facilidade de financiamento possibilitou que pessoas que, até então, usavam ônibus passassem a ter o próprio carro ou moto. Este é um dos fatores. O outro é que essa mesma facilidade de compra levou as famílias a acumularem mais de um carro na garagem. Hoje é muito comum marido e mulher ter cada um seu carro ou pais e filhos com veículos separados.
Isso levou a um rearranjo no mercado imobiliário. Casas e apartamentos com duas garagens passaram a ser mais disputados.
Fonte: Jornal da Cidade (Bauru-SP), 25 de janeiro de 2009

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Vistoria de carro tem início (02/02/2009)

Começou dia 2 de fevereiro a inspeção veicular ambiental na Capital paulista. Ao todo, 427 carros e motos com final de placa 1 deveriam passar por vistoria nessa data. Também poderia ser feito o agend (...)

Guarulhos implanta 66 radares (30/01/2009)

Guarulhos, na Grande São Paulo, a segunda maior cidade do Estado, começa este ano a fiscalizar o trânsito com ajuda de equipamentos eletrônicos. De acordo com a prefeitura, 66 aparelhos estarão em fun (...)

Estacionamento proibido (15/01/2009)

O estacionamento nas principais vias da cidade vai ser proibido nos horários de pico. A medida foi um dos assuntos de entrevista do secretário de Transporte e Trânsito Urbano (STTU), Kelps Lima, ao Pa (...)

Volta às aulas (29/01/2009)

Os índices de lentidão no trânsito, que já não estão nada animadores neste começo de ano, devem se agravar a partir da semana que vem. É que a maioria das escolas particulares (cerca de 60%) volta a t (...)

Respeito à preferência (27/01/2009

As vagas de estacionamento para idosos e portadores de necessidades especiais são, agora, regulamentadas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). As placas e as credenciais vão ser padronizadas e (...)

BH boicota o Faixa Azul (25/01/2009)

A BHTrans prepara mudanças no formato do estacionamento rotativo, um de seus principais instrumentos para organizar o trânsito. Em entrevista ao Estado de Minas, o novo presidente da empresa, Ramon Vi (...)

À mercê dos flanelinhas (29/01/2009)

Um leitor enviou a seguinte reclamação ao jornal Estado de S. Paulo: "Escrevo para expressar minha indignação e para alertar os frequentadores do Sesc Pompeia, assim como as autoridades competentes, q (...)

Vagas são limitadas (25/01/2009)

A cada mês, entre 3,5 mil e 3,8 mil veículos novos são emplacados pelo Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran/AM). Trezentos e oitenta mil já circulam pela cidade. "Para uma metrópole c (...)

Um pente-fino nos guardadores (23/01/2009)

A Prefeitura do Rio fará um rigoroso recadastramento, que inclui investigação de antecedentes criminais, dos vendedores de tíquetes de estacionamento de rua, o Rio Rotativo. A medida visa a reduzir os (...)

Guardadores de carros loteiam ruas (21/01/2009)

Na praia, no teatro, na boate, no restaurante, na rua. Em qualquer lugar que não tenha um local certo para deixar seu veículo protegido lá estão eles, os guardadores de carros ou flanelinhas, como tam (...)

Espera de uma hora para inspeção (03/02/2009)

O primeiro dia da inspeção veicular para carros e motos na Capital foi marcado pela demora no atendimento aos motoristas, constatou o jornal Diário de S. Paulo. No centro de inspeção Jaguaré, na Zona (...)


Seja um associado Sindepark