Apesar de o mês de setembro ter sido marcado por ser o último antes do início do aumento gradual das alíquotas de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) dos carros, os preços dos veículos já registraram alta, segundo indicou o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), divulgado dia 8 de outubro pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Conforme divulgou o InfoMoney, o aumento foi verificado tanto para os automóveis novos quanto para os usados. No primeiro caso, os preços subiram 0,67%, sendo que uma alta nos valores já havia sido registrada em agosto, de 0,25%. Já para o segundo produto o aumento foi de 0,86%, contra uma queda de 1,55% no oitavo mês do ano.
Os valores de ambos os produtos registravam queda desde dezembro do ano passado, quando o benefício do IPI reduzido foi adotado para incentivar as vendas de carros novos, que caíram com a crise econômica. Porém, a maior procura pelo o km levou a uma queda da demanda pelos seminovos, que levou a reduções ainda mais intensas nos preços.
A diferença pode ser verificada ao se analisar os índices do acumulado do ano: enquanto carros novos registram queda de 5,14% nos valores, os usados têm deflação de 10,87%. Já nos últimos 12 meses, esses índices são de -7,6% e de -16,08%, respectivamente. Capitais
No nono mês do ano, a maior alta de preços dos carros novos foi registrada em Belém, de 2,42%. O Distrito Federal apresentou a maior queda, de 0,55%. O recuo também foi registrado no Rio de Janeiro (-0,25%).
Considerando o acumulado de janeiro a setembro, o destaque para o automóvel novo ficou com Distrito Federal, com queda de 6,65%, e a menor taxa foi verificada em Belém (-1,88%).
Fonte: site InfoMoney, 8 de outubro de 2009

Bilhete integrado metropolitano (09/10/2009)

O crescente custo do sistema de transporte público de São Paulo poderá ser freado a partir de janeiro com a adoção do Bilhete Integrado Metropolitano (BIM), que permitirá aos passageiros o deslocament (...)

Zona Azul é ampliada na capital (29/09/2009)