O número de mortes caiu nas estradas federais durante o feriado prolongado de Nossa Senhora Aparecida. Foram registrados 88 mortos e 1.389 feridos, segundo a Polícia Rodoviária Federal. Tanto o número de mortes quanto o de acidentes caiu durante o feriado, apontou o balanço divulgado um dia após o feriado. Segundo a Central de Notícias, nos 65 mil km de rodovias federais em todo o País, a PRF registrou no período de meia-noite de sexta-feira, 9, até a zero hora de terça, 13, 2.217 acidentes, com 88 mortos e 1.389 feridos, o que representa uma queda de 10% na quantidade de mortes, 6,5% no total de feridos e 4,8% nos acidentes em relação ao feriado de Independência de 2008.
Chuva
A chuva foi determinante em grande parte das ocorrências graves. Em Minas Gerais e Rio de Janeiro, as pancadas esparsas na saída do feriadão fizeram com que 70% dos desastres acontecessem na sexta e no sábado. Em São Paulo, a pista molhada e o intenso movimento de romeiros em direção ao Santuário Nacional de Aparecida deram trabalho à PRF.
Minas Gerais volta a liderar o ranking de números absolutos, com 352 acidentes, 21 mortes e 271 feridos. Os outros Estados com mais acidentes são Paraná (268), Santa Catarina (257), Rio de Janeiro (190), Rio Grande do Sul e São Paulo (empatados com 169).
Foram seis vítimas fatais em São Paulo. O Paraná, segundo colocado no número de mortes, além de chuva também observou ocorrência de neblina na Serra do Mar, corredor obrigatório para motoristas que buscaram Santa Catarina e São Paulo. No Distrito Federal, apesar dos 120 mil veículos que deixaram a capital do País, nenhuma morte foi registrada pela Polícia Rodoviária Federal.
No Pará, o aumento do fluxo de veículos causado pelo Círio de Nazaré não chegou a provocar alteração nas estatísticas rodoviárias. Sem acidentes graves envolvendo romeiros, o Estado manteve o mesmo índice de vítimas fatais do feriado de Independência.
Fonte: Central de Notícias, 13 de outubro de 2009

Bilhete integrado metropolitano (09/10/2009)

O crescente custo do sistema de transporte público de São Paulo poderá ser freado a partir de janeiro com a adoção do Bilhete Integrado Metropolitano (BIM), que permitirá aos passageiros o deslocament (...)

Zona Azul é ampliada na capital (29/09/2009)