Os motoristas niteroienses vão contar com um novo sistema de estacionamento nas ruas de Icaraí, na Zona Sul, e do Centro, a partir de julho.

Setecentos parquímetros serão instalados nas principais vias das regiões com o intuito de dar qualidade de vida e gerar economia para os usuários do trânsito na cidade. A Niterói Rotativo - empresa que administra o serviço de estacionamento na cidade - realiza estudos de viabilidade da implantação do novo método.

A instalação dos aparelhos, antes prevista para dezembro de 2006, teve que ser adiada, quando parquímetros implantados para testes foram roubados.

O sistema de cartelas existente hoje tem duração de três horas, não acumulando tempo caso o motorista saia antes do período total. Com os equipamentos eletrônicos, a chave - que será vendida por agentes da Niterói Rotativo e em bancas de jornal - armazenará os minutos restantes e poderá ser recarregada, como um telefone celular pré-pago.

Análise - A concessionária Niterói Rotativo solicitou, na semana passada, à Secretaria Municipal de Serviços Públicos, Trânsito e Transporte três meses para finalizar o estudo de implantação do parquímetro. A empresa analisa a viabilidade técnica de recursos humanos para que o sistema, testado e aprovado, atenda aos usuários.

O governo municipal informou, através de nota oficial, que "a instalação de parquímetro, ainda que não seja uma obrigação contratual da Niterói Rotativo com a Prefeitura, irá beneficiar os motoristas por meio do uso inteligente de vagas".

Objetivo - A meta municipal é que 700 modelos sejam instalados nas ruas do Centro e Icaraí, contabilizando 1.400 vagas. Mas, para isso, a Niterói Rotativo avalia uma solução para evitar ações de vândalos.

"A Niterói Rotativo precisa escolher a melhor solução para que os parquímetros possam ser alocados de forma que o sistema não seja danificado, já que cada equipamento custa R$1,5 mil. Nesse momento, estamos discutindo para que todos decidam sobre o futuro do serviço de vagas. Estamos satisfeitos porque a população compreendeu o funcionamento do equipamento", comentou a secretária municipal de Serviços Públicos, Trânsito e Transportes, Dayse Monassa.

Fonte: O Fluminense (Rio de Janeiro), 29 de abril de 2007

Categoria: Mercado

Estância propõe megaestacionamento

Em dias de show na Estância Alto da Serra, os moradores do Riacho Grande, em São Bernardo, já sabem que vão sofrer com o trânsito