Na última quinta-feira (3/5), o Sindepark apresentou seu programa de responsabilidade social aos funcionários das empresas associadas. Intitulado "Estacionamento Cidadão" as ações do programa começam a ser divulgadas nos estacionamentos participantes nesta segunda-feira, dia 7.

As palestras, realizadas em dois turnos (manhã e tarde), tiveram o objetivo de detalhar e esclarecer dúvidas sobre as ações do programa.

"É importante que vocês, que efetivamente lidam com o público alvo do Estacionamento Cidadão diariamente, conheçam o programa. E, mais do que distribuírem o material, saibam esclarecer dúvidas e orientar os usuários sobre práticas socialmente responsáveis", disse o presidente do Sindepark Sérgio Morad aos participantes das palestras.

A apresentação do programa "Estacionamento Cidadão" foi realizada por Lívio Giosa, consultor do Sindepark para a área de responsabilidade social e coordenador do projeto. Ele destacou a origem das ações de responsabilidade social ao redor do mundo e a atuação das empresas como divulgadoras dessas práticas.

"Com a globalização, no início dos anos 90, a competitividade das nações ficou mais acirrada. Os países pobres tiveram atividades econômicas extinguidas, o que acentuou ainda mais a desigualdade social. De um tempo para cá, as grandes potências econômicas, através de suas multinacionais, têm se esforçado para amenizar essas diferenças e os impactos sócio-ambientais causados por suas ações. No Brasil e no mundo, as pessoas acreditam muito mais nas empresas do que em Ong´s ou em instituições governamentais. Por isso, coube a elas o papel de orientar e conscientizar a população", explicou o consultor.

Giosa também falou sobre a primeira fase do programa "Estacionamento Cidadão", que durará 120 dias e terá como tema o "Uso Racional de Água e Energia". Durante esse período, serão oferecidos aos usuários folhetos explicativos, que destacam formas simples de economizar água e energia, como diminuir o tempo de banho, não lavar calçadas com mangueira e ficar atento para vazamentos. "Pesquisas recentes mostram que em 2040, de cada três habitantes da população mundial, somente um terá água potável para consumo. É importante fazermos algo para amenizar essa situação".

Os colaboradores receberam os materiais da campanha e orientação para manter os displays sempre abastecidos com os folhetos e em local visível, oferecendo os materiais do "Estacionamento Cidadão" aos usuários.

Em seguida, Ana Lúcia Duarte da Rocha Paes, coordenadora de parcerias da campanha e na ocasião representante do secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Floriano Pesaro, falou sobre a campanha "Dê mais que esmola. Dê futuro", uma iniciativa da Prefeitura Municipal de São Paulo, da qual o Sindepark é parceiro.

A campanha tem por objetivo conscientizar a população sobre a exploração do trabalho infantil nas ruas da cidade de São Paulo e sobre a importância de não dar esmolas ou comprar produtos comercializados nos semáforos por crianças e adolescentes.

"Quando as pessoas oferecem dinheiro ou compram produtos dessas crianças, estão alimentando a exploração infantil e contribuindo para que elas permaneçam nos faróis, longe da escola e de atividades importantes para seu desenvolvimento. São os motoristas que dão esmolas. Por isso a participação das empresas de estacionamentos é tão importante para erradicar a exploração dessas crianças", afirmou Ana Lúcia.

Ao final do evento os participantes assistiram a uma animada e interativa apresentação teatral da "Cia de Inventos", que sensibilizou e convidou a todos a se tornarem agentes multiplicadores.

Categoria: Fique por Dentro

Estância propõe megaestacionamento

Em dias de show na Estância Alto da Serra, os moradores do Riacho Grande, em São Bernardo, já sabem que vão sofrer com o trânsito

Cur (...)