Carta 18.735

Peço alguma orientação sobre a cobrança de estacionamento nos shoppings. Sei que há uma lei que diz que quando o cliente compra em um shopping o equivalente a 10 vezes o preço do estacionamento, este é gratuito. Desde que soube disso fui a vários shoppings, gastando mais do que o necessário para não pagar, mas ouvi nos guichês de cobrança as desculpas mais esfarrapadas. Um funcionário me disse que a lei existe, mas não naquele shopping. Outro explicou que a lei ainda não saiu no Diário Oficial, portanto não é lei. Peço à coluna que solicite esclarecimentos à associação de shopping centers, pois se a lei já está em vigor, temos aí um problema sério.

Giancarlo Polesello
Moema

A Assoc. Brasileira de Shopping Centers responde:

"Dois projetos de lei propuseram restrições à cobrança dos estacionamentos de shoppings da forma mencionada. Um deles foi aprovado na Câmara Municipal e o outro na Assembléia Legislativa, mas sofreram o veto dos então prefeito José Serra e governador Geraldo Alckmin, por serem inconstitucionais. Outras propostas semelhantes foram barradas em tribunais de Justiça, por infringirem o direito de propriedade e serem apresentadas em assembléias e câmaras estaduais, sendo que a legislação desse tipo é de competência exclusiva da União."

Info Procon: O valor e a cobrança pelo uso do estacionamento de shoppings e supermercados ficam a critério do estabelecimento, desde que haja informação prévia e adequada ao cliente.

Fonte: O Globo (Rio de Janeiro),04 de maio de 2007

Estância propõe megaestacionamento

Em dias de show na Estância Alto da Serra, os moradores do Riacho Grande, em São Bernardo, já sabem que vão sofrer com o trânsito

Cur (...)