Parking News

O "baixo paulista" é um território do centro expandido que vai "do lado de lá" da avenida Paulista (lado oposto do Jardins) à rua Avanhandava. Se você nunca ouviu falar dele, é a microrregião de São Paulo que vive sua temporada de alta.

O motivo da "ressurreição" desse território é o mesmo de outras reciclagens urbanas: jovens e artistas levados por aluguéis baixos e construtoras, que colorem e valorizam tudo, atraídas por terrenos baratos. O resultado dessa união: um novo boom imobiliário.

A gênese desse período é o anúncio da construção de um shopping na região, em 2000, que trouxe uma população diferente (com um pouco mais de dinheiro) para a área e que impulsionou um crescimento imobiliário antes somente isto no "lado de cá" da Paulista, a região nobre dos Jardins.

Desde então, segundo levantamento da administração do shopping, 520 prédios - num raio de até dez minutos a pé em torno do centro comercial - foram construídos ou estão em obras. Mudou o perfil da região. A inauguração do shopping ocorreu em maio de 2001.

No "baixo paulista" está a rua Frei Caneca, paralela à rua Augusta, um corredor de ligação entre uma área mais degradada do centro e a avenida Paulista.

A porção mais pobre é ocupada há duas décadas (pelo menos) por travestis, prostitutas e gays, o lado mais selvagem da rua. Hoje, nove prédios estão em construção só na Frei Caneca.

Na Bela Cintra, duas ruas ao lado, são mais cinco edifícios em obras, e três terrenos baldios estão em preparação.

"Deveria haver mais estímulos para que a população more onde haja infra-estrutura. Liberdade e Brás também são bairros completamente não adensados. É preciso expandir essa região", avalia Romeu Chap Chap, presidente do Secovi , o sindicato do setor imobiliário. "No centro tudo é mais fácil. É uma zona que estava deteriorada e que renasceu", complementou ele.

O professor de arquitetura do Mackenzie e da Escola da Cidade Júlio Artigas vai na mesma linha de raciocínio do empresário. "O maior problema do centro de São Paulo é a falta de habitantes. Não acho nada excepcional, a região estava subtilizada. Essa implantação está ao lado da linha amarela do metrô. É uma vivacidade que o centro, alguns anos atrás, não apresentava. É importante, é muito bom que se busque um adensamento das áreas centrais", diz.

Shopping Frei Caneca mudou perfil da região

Dois projetos que chamam a atenção no "baixo Paulista" são a construção de dois prédios idênticos de 40 andares, cada um, em frente ao Shopping Frei Caneca, e a inauguração em julho do edifício Çiragem (assim mesmo com cê cedilhado, referência ao palácio de Istambul), com 36 andares e um anexo comercial de mais de 12.

Dos 252 apartamentos do Çiragan, só um ainda não foi vendido. Preço da bagatela: cerca de R$600 mil por 112m². "São conceitos diferenciados", afirma a corretora Tânia Botta.

Em frente ao triângulo entre as ruas Peixoto Goide, Antônio Carlos e São Carlos do Pinhal, quatro torres de 20 e 25 andares foram recém-inauguradas. Do outro lado, o lançamento do Helbor Trend Jardins, também de 20 pavimentos, cobra R$258 mil para o apartamento de três quartos. "Tem lazer completo, menos playground. Não é um prédio para crianças, mas para executivos, médicos e gays", diz o corretor Roque Brito.

Atrás dessas construções, está a Maternidade São Paulo, na Frei Caneca, comprada pela Fundação Safra para aparentemente ser um centro cultural.

O próprio Shopping Frei Caneca, a pedra fundamental do "boom" da região, está em processo de expansão; Em fase final de aprovação na prefeitura, a ampliação terá 18 mil m², 60 novas lojas, três âncoras e 350 vagas de estacionamento.

"Sabíamos que iríamos mudar positivamente o perfil da região, mas não imaginávamos que seria uma mudança tão grande e tão rápida", avalia Wilson Pelizaro, superintendente do Frei Caneca.
O trânsito tende a piorar com o aumento da população na região.

A CET (Companhia de Engenharia de tráfego) diz que analisa, com as secretarias de Habitação e Transporte, Emurb e subprefeitura, a criação de planos diretores que aliviem os congestionamento e problemas de estacionamento.

Fonte: Folha de São Paulo (São Paulo), 29 de abril de 2007


Categoria: Cidade


Outras matérias da edição

Estância propõe megaestacionamento

Em dias de show na Estância Alto da Serra, os moradores do Riacho Grande, em São Bernardo, já sabem que vão sofrer com o trânsito

Current banking behavio (...)

Estacionando em shoppings

Usuários reclamam de estacionamento nos shoppings cariocas

Current banking behaviors are

Clássico expõe despreparo

Falta de estacionamento no Maracanã causa confusão nas imediações do estádio

Current banking behaviors are

No stop

Pedágio eletrônico começa a operar no próximo dia 3 no estacionamento administrado pela Riopark

Current banking (...)

Parquímetros chegam em julho

A Prefeitura de Niterói garante que os equipamentos de controle de estacionamento deverão ser instalados até meados do ano


Seja um associado Sindepark