Em 3 de fevereiro de 1999, foi inaugurada em São Paulo a primeira garagem subterrânea brasileira construída em regime de concessão pública com recursos da iniciativa privada: a Garagem Clínicas, localizada em frente ao Hospital das Clínicas, sob a avenida Dr. Enéas Carvalho de Aguiar.
A construção da garagem foi viabilizada através de um consórcio formado pelas empresas Sistema EstaparRiopark, Construbase, Ponte Di Ferro, W. Washington e ZPG Participações, que investiu cerca de R$ 22 milhões no projeto.
As obras foram iniciadas em julho de 1997. Ao todo foram retirados do local 76 mil metros cúbicos de terra e utilizados 14 mil metros cúbicos de concreto para edificar 20 mil metros quadrados de área construída. A garagem possui 17 metros de largura e 315 metros de extensão.
O moderno estacionamento foi inaugurado com quatro pavimentos e um total de 700 vagas self-parking. A unidade oferece serviço automatizado, circuito fechado de TV, cinco elevadores panorâmicos, gerador de emergência, sprinklers para combate a incêndio e sistema de ventilação e exaustão mecânica.
A inauguração da Garagem Clínicas ocorreu aproximadamente três anos depois da Secretaria Municipal de Transportes ter lançado o "Programa de Estacionamento no Município de São Paulo" e do Sindepark ter realizado o "Seminário Internacional de Estacionamentos Subterrâneos sob o Regime de Concessão", que colocou seus associados em contato com a experiência francesa em garagens subterrâneas.