Depois de um longo processo, finalmente a Organização Mundial do Comércio (OMC) autorizou o Brasil a proibir a importação de pneus usados da União Européia. O tema é alvo de intensos debates tanto aqui quanto lá fora.
Muitos defendem a importação argumentando que os brasileiros teriam acesso a pneus mais baratos. Outros criticam dizendo que o Brasil se transformaria em depósito de lixo dos países ricos. A questão é que pneu usado é mesmo "um problemão".
Na Europa, uma legislação bastante rígida proíbe a queima de qualquer produto que agrave a poluição ambiental e quem simplesmente abandonar um pneu velho está arriscado a pagar uma multa bem cara.
No Brasil, estima-se que anualmente 30 milhões de pneus sejam jogados fora. Eles não se adaptam bem aos aterros sanitários porque não permitem compressão e a têm degradação muito lenta.
Como não existe uma legislação específica para o descarte de pneus, os brasileiros costumam deixá-los em cursos d´água, terrenos baldios ou à beira das estradas, sujando, enfeando e contaminando o meio ambiente.
Uma das conseqüências bastante conhecidas é a retenção de água da chuva dentro das carcaças, que acaba proporcionando um bom habitat para a reprodução do mosquito da dengue.
A reciclagem dos pneus é muito difícil porque durante a fabricação eles passam por um processo de vulcanização que não pode ser revertido e, portanto, é quase impossível separar as diferentes matérias-primas.
Existem algumas aplicações tais como servir de combustível em determinadas fábricas e usinas; ser triturado e misturado à manta asfáltica; e ser adicionado ao xisto e transformado em óleo combustível para termelétricas. Essas são formas paliativas que não dão conta de consumir a montanha de 19,5 mil toneladas formada pelos pneus que se tornam inúteis todos os anos no Brasil. Além disso, os pneus também são reciclados e ganham nova utilização, como já notíciado pelo E-jornal.
Por tudo isso, trate bem os pneus do seu carro, prolongue a vida útil deles e adie a hora de jogá-los fora. Aqui vão algumas dicas que ajudam a preservar os pneus.
- Arrancadas e freadas bruscas gastam a borracha dos pneus por causa do atrito. Aumentar e reduzir a velocidade de forma suave ajuda a prolongar a vida útil dos pneus;
- Não sobrecarregar o carro porque o excesso de peso compromete a estrutura dos pneus;
- Manter os pneus calibrados. É importante colocar a pressão indicada no manual do carro, porque pressões indevidas prejudicam os pneus. Quando murchos, sofrem desgaste nas bordas e quando muito cheios, ficam estragados no centro. Recomenda-se calibrar os pneus semanalmente;
- Manter os pneus alinhados. A falta de alinhamento é a principal causa do desgaste irregular da banda de rodagem. Recomenda-se alinhar os pneus a cada 10 mil quilômetros;
- Balancear os pneus a cada 10 mil quilômetros para evitar desequilíbrio, vibrações e desgaste maior dos pneus;
- Fazer rodízio dos pneus a cada 10 mil quilômetros. Passar os pneus da frente para trás e vice-versa. Isso ajuda os pneus a serem gastos de forma uniforme.
Fonte: Site Instituto Akatu - Pelo Consumo Consciente, 28 de abril de 2007