O valor venal dos veículos para o pagamento do IPVA 2012 (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) caiu em média 3,7% em São Paulo. A retração significa um alívio para o bolso dos paulistas, que pagarão um valor do imposto menor. Porém, apesar da retração, há quem ainda pague um montante equivalente ao valor de praticamente três veículos populares para manter apenas um carro, de luxo. Se para um contribuinte com renda média quitar o débito pode pesar no orçamento, imagine ter de pagar mais de R$ 92 mil para a Fazenda? Esse é o valor que proprietários de uma Mercedes Benz SLR MC Roadster de 2009 devem pagar no próximo ano. São exatos R$ 92.707,96. Segundo a Secretaria da Fazenda, esse é o maior valor do imposto de um automóvel a ser pago no próximo ano. As informações são do InfoMoney.
Para os proprietários desse modelo, o montante não parece tão alto, já que o valor venal do veículo ficou avaliado em R$ 2,3 milhões. A quantia é quase mil vezes mais alta se comparada ao valor de um IMP/Lancia, de 1992, avaliado em R$ 2.450, com IPVA de apenas R$ 98, o menor para o ano de 2012.
Uma moto para poucos
Uma motocicleta popular custa em média R$ 6.000. Porém, há quem prefira uma de R$ 188 mil. Para manter uma I/Ducati D16RR, de 2008, é preciso pagar um IPVA cujo valor equivale à metade de uma moto popular. Os proprietários da Ducati vão desembolsar em 2012 exatos R$ 3.600,66 para quitar o imposto - o maior valor para motos registrado pela Fazenda.
Já os proprietários de uma IMP/Hero Puch 65, de 1992, nem precisarão se preocupar com o orçamento doméstico para pagar o imposto. Com um valor venal de R$ 383, o IPVA devido desses motoristas ficou em apenas R$ 7,66, o menor valor registrado para o ano que vem.
IPVA 2012
De acordo com a Secretaria da Fazenda, o valor venal para automóveis ficou 3,75% mais em conta, ao passo que, para motos, o valor caiu 5,56%. Para o pagamento do imposto do próximo ano, não houve alterações nas alíquotas nem nas formas de pagamento.
Mais de 14 milhões de paulistas têm imposto a pagar no próximo ano, e a Secretaria enviará o aviso de recolhimento na segunda quinzena de dezembro.
Fonte: site InfoMoney, 18 de novembro de 2011

Vias (18/11/2011)

O Comitê Paulista da Copa-2014 planeja utilizar duas estações para acesso ao Itaquerão. Durante o Mundial, torcedores que utilizarem o Expresso da Copa, atual Expresso Leste, irão desembarcar na estaç (...)

Estações vão ganhar lojas (21/11/2011)