Desde a 0h do sábado, 19 de novembro, estará proibido o consumo de bebidas alcoólicas por menores de 18 anos em estabelecimentos comerciais do Estado de São Paulo. A venda de bebidas alcoólicas para menores já é proibida por lei - a diferença é que, antes, o consumo não era regulamentado, lembra o jornal Estado de S. Paulo. Até então, se um adulto comprasse uma bebida para um adolescente, ninguém poderia ser multado. Agora, a punição prevê multas de até R$ 87 mil e interdição do local.
De acordo com Giovanni Guido Cerri, secretário de Estado da Saúde, as blitze que podem render multas começaram já no sábado.
Segundo ele, foi dado treinamento aos fiscais, com palestra do médico e psiquiatra Ronaldo Laranjeira, professor de psiquiatria e coordenador da Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas da Universidade Federal Paulista (Unifesp), para conscientizá-los das consequências do consumo de álcool por menores.
O secretário da Saúde também diz que a lei terá impacto na redução de acidentes de trânsito. "Cerca de 50% dos acidentes de trânsito com vítimas são relacionados ao álcool. O motorista pode ser maior de idade, mas ele começou a beber mais jovem. Se reduzirmos o consumo de álcool na adolescência, com certeza vamos reduzir os acidentes."
A população poderá denunciar locais que estiverem infringindo a lei pelo número do Disque-Denúncia, 0800 771 3541. Também será possível preencher um formulário no site (http://www.alcoolparamenoreseproibido.sp.gov.br).
Fonte: O Estado de S. Paulo, 18 de novembro de 2011

Vias (18/11/2011)

O Comitê Paulista da Copa-2014 planeja utilizar duas estações para acesso ao Itaquerão. Durante o Mundial, torcedores que utilizarem o Expresso da Copa, atual Expresso Leste, irão desembarcar na estaç (...)

Estações vão ganhar lojas (21/11/2011)