Parking News

O aumento da frota de motos em circulação no Brasil se tornou responsável por uma das piores epidemias que o País já enfrentou. Foram 65 mil mortes em acidentes com motocicleta nos últimos dez anos - número equivalente ao total de americanos mortos na Guerra do Vietnã. E não é nas grandes metrópoles litorâneas ou do Sudeste que as mortes têm maior peso nas estatísticas. São as pequenas cidades do interior, especialmente do Nordeste, Norte e Centro-Oeste do País, que concentram as maiores taxas de mortalidade por quantidade de motos ou motonetas em circulação - em municípios como São Gonçalo do Piauí (PI), Ribeirãozinho (MT) e Aurora do Tocantins (TO), aponta reportagem de O Estado.
Em números absolutos, as mortes em cada uma dessas cidades podem não impressionar. São duas, três, dez por ano. Por isso, não provocam tanto barulho. Mas, quando somadas, configuram uma epidemia só comparável à provocada pelos assassinatos. E as vítimas têm o mesmo perfil: jovens de 20 a 29 anos, do sexo masculino e de baixa renda. Nessa faixa etária, nem câncer nem enfarte nem nenhuma outra doença mata mais do que as motos. Só as armas de fogo.
Entre as capitais, São Paulo ocupa apenas o 13º lugar no ranking da mortalidade envolvendo motociclistas. O Rio fica em 15º. A campeã, com uma taxa três vezes maior, é Boa Vista (RR), seguida de perto por Palmas (TO).
O Ministério da Saúde se diz preocupado com o crescimento das mortes, mas há poucos programas de abrangência nacional em curso para combater a epidemia.
O aumento das mortes está diretamente ligado ao avanço da frota sobre duas rodas que, de 2000 a 2010, cresceu quatro vezes de tamanho. É exatamente a mesma taxa de crescimento do número de mortes.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 20 de novembro de 2011

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Vias (18/11/2011)

O Comitê Paulista da Copa-2014 planeja utilizar duas estações para acesso ao Itaquerão. Durante o Mundial, torcedores que utilizarem o Expresso da Copa, atual Expresso Leste, irão desembarcar na estaç (...)

Estações vão ganhar lojas (21/11/2011)

Que tal recarregar o celular, fazer um lanche e tomar um cafezinho antes de embarcar no trem? Até o início de dezembro, passageiros da Linha 4-Amarela do Metrô terão acesso a essas e outras facilidade (...)

SP recebe salão de veículos antigos (21/11/2011)

São Paulo recebe entre os dias 24 e 27 de novembro o Salão Internacional de Veículos Antigos, no Pavilhão de Exposições do Anhembi (Avenida Olavo Fontoura, 1.209), na Zona Norte. O evento pretende faz (...)

Estacionamento a preço popular (17/11/2011)

De olho nos passageiros da Classe C, que têm voado cada vez com mais frequência, será inaugurado no próximo mês um estacionamento com diárias a R$ 10 próximo ao Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos. O U (...)


Seja um associado Sindepark