Parking News

Especialistas em transporte urbano ouvidos pelo jornal Folha de S. Paulo foram unânimes ao comentar a proposta de tornar mais severo o Código de Trânsito Brasileiro: alterar a lei não será suficiente para reduzir acidentes, se não houver investimento em fiscalização. "São medidas importantes, mas talvez haja uma distorção de foco. O esforço em mudar a lei não vem acompanhado de um esforço para aumentar a fiscalização", diz Paulo César Marques, professor especialista em segurança no trânsito da Universidade de Brasília.
Desde o surgimento do código de trânsito, há dez anos, diz Marques, o efetivo da Polícia Rodoviária Federal se manteve o mesmo. E o órgão ganhou mais atribuições, como a fiscalização do tráfico de drogas e de armas e da prostituição infantil. "Mas a frota de veículos cresceu (proporcionalmente) mais que a população", diz. Para ele, as leis de trânsito brasileiras são tão rígidas quanto na Inglaterra, França e Austrália. "A diferença está na capacidade de fiscalizar."
Já o consultor de transportes Luiz Célio Bottura lamentou o projeto e ressalta que faltaram propostas para a educação dos motoristas.
Medidas como o reajuste dos valores das multas, o aumento do rigor em relação ao uso de celulares e à fiscalização de rachas receberam elogios. Mas a falta de alguns itens foi questionada. "Onde está a proibição ao tráfego de motos nos corredores entre os carros?", disse o consultor Flamínio Fichmann.
Fonte: Folha de S. Paulo, 20 de julho de 2008

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Governo compra novos etilômetros (19/07/2008)

O governador do Piauí, Wellington Dias, entrou em acordo com o secretário de Saúde, Assis Carvalho, e dirigentes de organismos estaduais e federais para intensificar o trabalho de fiscalização nas via (...)

Flanelinhas cobram o que querem (19/07/2008)

Estacionar o carro nas ruas do Rio pode ser tão ou mais estressante do que enfrentar os quilômetros de congestionamento da cidade. Basta a rua ter um pequeno, porém constante, movimento para surgirem (...)

Governo endurece cógo de trânsito (20/07/2008)

O governo deve enviar ao Congresso, em agosto, um projeto de lei para endurecer a legislação de trânsito e aumentar as multas. Será a primeira grande reforma do Código Brasileiro de Trânsito, sanciona (...)

Lei Seca muda rotina da cidade (18/07/2008)

As empresas de bebida alcoólica já falam em queda de 30% nas vendas, resultado da Lei Seca. Para não ter de demitir e cortar custos, os departamentos de marketing estão em polvorosa para encontrar uma (...)

Estacionar será bem mais fícil (11-17/07/2008)

A Prefeitura pretende apresentar até o final de julho as medidas para melhorar o tráfego nas principais avenidas da cidade e entre as mais incisivas está a ampliação do número de áreas de estacionamen (...)

Atenmentos do Samu caem 24%, aponta MS (15/07/2008)

O Ministério da Saúde divulgou, dia 14, dados de 14 unidades do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) que indicam uma redução média de 24% nas operações de resgate desde que a Lei Seca entro (...)

spensa de licitação (16/07/2008)

O Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte recorreu de uma decisão da primeira instância da Justiça Federal que negou uma liminar na ação ajuizada pelo órgão que aponta irregularidades no con (...)


Seja um associado Sindepark