Parking News

Jorge Hori*

O Movimento "Nossa São Paulo", de grande respeito, pois conseguiu reunir oito dos onze candidatos à Prefeitura de São Paulo, para a apresentação de um conjunto de 10 propostas estruturais e mais 1.500 propostas específicas, para a cidade de São Paulo. Como costuma acontecer, contraditórias.
O capítulo Transporte e Mobilidade tem como fundo ideológico a "cidade para os pedestres". Segundo essa visão, tudo o que for feito em relação à mobilidade deve ter como prioridade a perspectiva do pedestre. A cidade é para as pessoas.
Como se as pessoas motorizadas não fossem cidadãos!
É lindo e romântico. Mas até que distância a pessoa pode alcançar o destino desejado andando a pé? Numa metrópole que se espraia por quilômetros e quilômetros e aumenta a distância entre as origens e os destinos, o que significa priorizar a perspectiva do pedestre?
Pode significar a organização da cidade em rede de conjuntos com elevado grau de auto-suficiência das funções urbanas. Isso vem sendo feito pelas classes de renda mais alta, com grandes condomínios (ou bairros), como Alphaville, ou com os mega-empreendimentos "Quatro em um", como o Cidade Jardim. Que reúne num mesmo empreendimento a moradia, o trabalho, as compras e o lazer.
Modelo criticado por uma facção de urbanistas, que alerta contra a falta de sociabilidade desse modelo. Que não contempla a diversidade.
Mesmo sendo em rede, os moradores de um conjunto precisam viajar para outro, seja em função de trabalho, de compras, de entretenimento, de visitas etc. E como essas viagens implicam distâncias pouco viáveis para serem feitas a pé, há necessidade de usar um transporte.
Uma primeira alternativa seria o transporte não motorizado, a bicicleta, por exemplo. Para isso os seus defensores referem-se muito a experiências internacionais. E desconsideram a topografia.
São Paulo foi fundada em cima do morro. Para poder visualizar o avanço de eventuais inimigos. O morro, que tem a Avenida Paulista no seu topo, divide o centro expandido. A cidade é cheia de subidas e descidas. O que dificulta o uso da bicicleta para trajetos mais longos. Com exceção de algumas áreas da cidade. É, no entanto, uma alternativa para uma integração metrô-bicicleta, em partes importantes da cidade.
Se a movimentação for por um veículo motorizado, haverá sempre a necessidade de vias e de locais para estacionamento desse veículo.
A mobilidade é proporcionada pela existência de vias ou serviços de transporte. A acessibilidade, além das vias, requer o estacionamento. Uma área sem estacionamento, na vida moderna, está condenada à degradação.
Uma área sem estacionamento perde valor imobiliário. Uma área sem estacionamento não gera trabalho e renda. Essa é a realidade. Inaceita pelo idealismo "pedestrianista", mas a realidade. Uma área sem estacionamento é uma área pobre.
Mais uma vez aparece a proposta de proibir o estacionamento no Centro. Essas pessoas ainda não se convenceram de que a restrição de estacionamentos foi responsável pela decadência da região. Primeiramente pela carência física e depois pela proibição institucional.
Permanece a crença de que não havendo estacionamentos as pessoas irão se movimentar com o transporte coletivo ou a pé. A realidade é outra. Sem a possibilidade de estacionar, as pessoas com renda e possibilidade de escolha vão para outras áreas da cidade onde podem estacionar.
Com a proibição de estacionamentos, quem tem carro muda: de local, não de modo de transporte. Quem não tem, ocupa o espaço vazio: a riqueza é substituída pela pobreza. Foi isso o que aconteceu no Centro de São Paulo.
Há todo um esforço para a revitalização do Centro Tradicional.
Para que isso ocorra, efetivamente, é preciso criar condições adequadas de acessibilidade e estacionamento.
É, preciso, antes de tudo, resolver essa contradição. Ou, como dizem os economistas, o "trade off".

*Jorge Hori é consultor em Inteligência Estratégica do Sindepark. Com mais de 40 anos em consultoria a governos, empresas públicas e privadas, e a entidades do terceiro setor, acumulou um grande conhecimento e experiência no funcionamento real da Administração Pública e das Empresas. Hori também se dedica ao entendimento e interpretação do ambiente em que estão inseridas as empresas, a partir de metodologias próprias.

Categoria: Fique por Dentro


Outras matérias da edição

Governo compra novos etilômetros (19/07/2008)

O governador do Piauí, Wellington Dias, entrou em acordo com o secretário de Saúde, Assis Carvalho, e dirigentes de organismos estaduais e federais para intensificar o trabalho de fiscalização nas via (...)

Flanelinhas cobram o que querem (19/07/2008)

Estacionar o carro nas ruas do Rio pode ser tão ou mais estressante do que enfrentar os quilômetros de congestionamento da cidade. Basta a rua ter um pequeno, porém constante, movimento para surgirem (...)

Governo endurece cógo de trânsito (20/07/2008)

O governo deve enviar ao Congresso, em agosto, um projeto de lei para endurecer a legislação de trânsito e aumentar as multas. Será a primeira grande reforma do Código Brasileiro de Trânsito, sanciona (...)

Lei Seca muda rotina da cidade (18/07/2008)

As empresas de bebida alcoólica já falam em queda de 30% nas vendas, resultado da Lei Seca. Para não ter de demitir e cortar custos, os departamentos de marketing estão em polvorosa para encontrar uma (...)

Estacionar será bem mais fícil (11-17/07/2008)

A Prefeitura pretende apresentar até o final de julho as medidas para melhorar o tráfego nas principais avenidas da cidade e entre as mais incisivas está a ampliação do número de áreas de estacionamen (...)

Atenmentos do Samu caem 24%, aponta MS (15/07/2008)

O Ministério da Saúde divulgou, dia 14, dados de 14 unidades do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) que indicam uma redução média de 24% nas operações de resgate desde que a Lei Seca entro (...)

spensa de licitação (16/07/2008)

O Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte recorreu de uma decisão da primeira instância da Justiça Federal que negou uma liminar na ação ajuizada pelo órgão que aponta irregularidades no con (...)


Seja um associado Sindepark