O governador Geraldo Alckmin afirmou dia 26 de janeiro que as obras do Trecho Leste do Rodoanel vão começar em fevereiro. De acordo com ele, o governo aguarda a assinatura do contrato com a concessionária vencedora da licitação para conceder a autorização para o início das obras. "A empresa tem 30 dias para assinar o contrato. Aí, começa a correr o tempo", disse. "Nós esperamos que em fevereiro sejam iniciadas as obras."
Segundo o jornal Estado de S. Paulo, a obra será executada pelo consórcio SPMar, formado por duas empresas do Grupo Bertin. Ele foi o ganhador do leilão realizado pelo governo paulista no início de novembro. A licitação previa tanto a construção e concessão do Trecho Leste quanto a concessão do Trecho Sul, inaugurado no início do ano passado.
Neste último, o valor do pedágio será R$ 2,20 e as praças de cobrança começarão a funcionar em até seis meses depois da assinatura do contrato. Como a empresa foi considerada apta no dia 6, a assinatura deve ocorrer até o dia 6 do próximo mês - assim, o pedágio deve começar no final de julho ou início de agosto. Já no Trecho Leste, a tarifa prevista é de R$ 1,65, mas será reajustada pela inflação - a obra está prevista para durar 44 meses.
Trajeto
O novo trecho terá 43,5 km e vai começar na interligação com o Trecho Sul, na saída da Avenida Papa João 23, em Mauá, na Região Metropolitana. O término será na Rodovia Presidente Dutra, em Arujá. A nova via passará por seis cidades: Ribeirão Pires, Mauá, Suzano, Poá, Itaquaquecetuba e Arujá.
Serão quatro acessos. Os motoristas poderão entrar ou sair da via na interligação com a Avenida Papa João 23, em Mauá; na Rodovia Henrique Eroles, em Suzano; na Ayrton Senna, em Itaquaquecetuba; e em seu final, na Dutra. O limite de velocidade será de 120 km/h, assim como nos já existentes Trechos Oeste e Sul.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 27 de janeiro de 2011

Reserva de vagas gera reclamação (26/01/2011)

O cercamento de vagas na Esplanada dos Ministérios causou reações negativas entre motoristas que costumavam estacionar nos locais anteriormente de livre acesso. A área atrás do prédio que abriga os mi (...)

Trânsito ajuda quem cedo madruga (31/01/2011)