O carro e a moto já são realidade de grande parte dos brasileiros de baixa renda. Pesquisa do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) divulgada em janeiro mostra que 52,3% daqueles com renda de até dois mínimos possuem veículo próprio. A pesquisa, que mostra a percepção dos brasileiros sobre o transporte, aponta que 95,59% dos brasileiros com renda acima de 20 salários mínimos são donos de carros ou motos. As informações são do site InfoMoney.
Considerando a escolaridade, 65,32% daqueles que possuem até a quarta série do primeiro grau utilizam veículo próprio. Já entre aqueles que possuem Ensino Superior incompleto ou nível acima disso, o percentual alcança 83,33%.
Congestionamentos
Ter um veículo próprio facilita na hora de se locomover, contudo, enfrentar congestionamentos já faz parte da rotina dos brasileiros. A pesquisa mostra que 20,5% enfrentam essa situação mais de uma vez por dia. Esse percentual alcança 26,2% na região Norte.
Outros 16% enfrentam congestionamentos uma vez por dia, e o maior percentual foi verificado também na região Norte, onde 19,7% afirmaram passar por essa situação nesse período.
Já 11,6% dos brasileiros enfrentam congestionamentos duas ou mesmo três vezes em uma semana. Na região Sul, esse percentual é de 12,3%. Outros 9,1% enfrentam engarrafamento uma vez por semana, sendo que, no Norte, o percentual é o maior, de 11,5%. Outros 3,6% e 5,8% dos brasileiros enfrentaram trânsito parado de 15 em 15 dias e uma vez por mês, respectivamente.
O levantamento também revela que 31% nunca enfrentaram congestionamentos. No Nordeste, esse percentual é maior, de 39,3%, ao passo que, no Norte, 22,5% afirmaram nunca ter enfrentado engarrafamentos.
Fonte: site InfoMoney, 26 de janeiro de 2011

Reserva de vagas gera reclamação (26/01/2011)

O cercamento de vagas na Esplanada dos Ministérios causou reações negativas entre motoristas que costumavam estacionar nos locais anteriormente de livre acesso. A área atrás do prédio que abriga os mi (...)

Trânsito ajuda quem cedo madruga (31/01/2011)