Na cidade de Farmintong Hills, Michigan, nos Estados Unidos, um grupo de oito fabricantes de automóveis - que inclui Ford, GM, Toyota e Volkswagen - está desenvolvendo uma tecnologia que permite que os veículos se comuniquem uns com os outros, a fim de evitar acidentes. Esse sistema, explica a MotorZine, alerta o motorista sobre algum veículo que venha na direção oposta, que freie bruscamente ou que siga uma rota de colisão. A posição precisa dos carros é monitorada 10 vezes por segundo. "Se todos os carros tivessem esta tecnologia, seria como ter outro par de olhos", comparou Mike Shulman, líder de investigação técnica do Centro de Segurança Ativa e Engenharia Avançada da Ford.
O grupo das montadoras que está trabalhando nessa nova tecnologia conta com o financiamento do Departamento de Transportes dos Estados Unidos. O objetivo inicial é construir 64 veículos, oito de cada fabricante, e equipar outros 2.000 com esta tecnologia para fazer estudos no próximo ano.
"Não poderíamos testar apenas o sistema Ford, já que precisamos receber mensagens de automóveis de outras marcas como Honda, Hyundai, e Kia, além de enviar informações pare estes modelos", disse Shulman.
Peter Appel, porta-voz do Departamento de Transportes americano, disse que o governo está ajudando a criar um sistema nacional, onde todos os carros, caminhões, ônibus e trens são capazes de se comunicar entre si.
No Salão de Washington, nos Estados Unidos, a Ford mostrou a nova tecnologia em três utilitários Escape. O sistema de comunicação permite que os veículos "falem" uns com os outros usando uma rede de comunicação de curto alcance. Os carros podem então alertar os motoristas de perigos em potencial, especialmente aqueles que não são percebidos.
Fonte: site MotorZine, 27 de janeiro de 2011

Reserva de vagas gera reclamação (26/01/2011)

O cercamento de vagas na Esplanada dos Ministérios causou reações negativas entre motoristas que costumavam estacionar nos locais anteriormente de livre acesso. A área atrás do prédio que abriga os mi (...)

Trânsito ajuda quem cedo madruga (31/01/2011)