Parking News

No estacionamento do futuro, não será necessário gastar tempo procurando vagas livres nem haverá o risco de ter de negociar com outro motorista que queira o mesmo espaço. Não haverá perigo de batidas contra pilastras e os carros ficarão a salvo daquelas batidinhas de porta, tão comuns nas garagens apertadas. Os clientes poderão fechar seus veículos, levar as chaves e deixar objetos sobre os bancos, certos de que eles estarão lá na volta. Segundo a revista Quatro Rodas, esse pedaço do paraíso na Terra já existe no papel e, no segundo semestre deste ano, será implantado na cidade de Chicago, nos Estados Unidos.
A Green Park Eco Garage é um novo tipo de estacionamento automático capaz de levar os veículos até as vagas sem a ação do condutor. O motorista só precisa parar o carro no lugar designado e o sistema, constituído por plataformas móveis e um elevador, realiza as manobras necessárias, de forma rápida e segura. Além da comodidade, o sistema ainda aumenta o número de vagas, com a consequente redução de veículos estacionados nas ruas, fora diminuir a poluição.
Como o processo é todo mecanizado, não há aparelhos de ar-condicionado para controlar a temperatura do ambiente nem iluminação na parte interna da garagem, proporcionando uma economia considerável de energia. Os automóveis também não emitem gases poluentes, uma vez que permanecem desligados durante o deslocamento até as vagas. A Green Park, com sete andares, comporta até 104 veículos, segundo a empresa VLF Development, que idealizou o projeto, e ainda possui tecnologia que permite reservar vagas online por meio de smartphones.
Fonte: Revista Quatro Rodas (SP), fevereiro/2011

Categoria: Fique por Dentro


Outras matérias da edição

Reserva de vagas gera reclamação (26/01/2011)

O cercamento de vagas na Esplanada dos Ministérios causou reações negativas entre motoristas que costumavam estacionar nos locais anteriormente de livre acesso. A área atrás do prédio que abriga os mi (...)

Trânsito ajuda quem cedo madruga (31/01/2011)

O trânsito carioca anda tão complicado que até os engarrafamentos estão ficando atrasados. Na Avenida Rio Branco, por exemplo, uma das mais importantes do Centro do Rio, o horário de rush mudou. De ac (...)

Batalha subterrânea (fevereiro/2011)

Na garagem de um condomínio da Vila Nova Conceição, bairro da Zona Sul de São Paulo (SP), as portas dos carros têm pouca utilidade aos moradores. Quem estaciona em algumas das minúsculas vagas rotativ (...)


Seja um associado Sindepark