Durante o ano passado, os mais de 64 milhões de proprietários de veículos em todo o País pagaram R$ 21,7 bilhões de IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos e Automotores). Os dados fazem parte de um estudo realizado pelo IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário), que ainda coloca São Paulo como o Estado onde se encontra a maior arrecadação do imposto. Ao longo de 2010, foram arrecadados mais de R$ 9 bilhões com o IPVA na região, enquanto em Roraima, que obteve o menor registro, as cifras circularam em torno dos R$ 8 milhões, ressalta o InfoMoney.
Segundo o instituto, é importante lembrar que, por se tratar de um tributo estadual, os valores e alíquotas são diferentes em cada unidade da federação.
As maiores frotas de veículos do Brasil se encontram nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro.
Cenário
O estudo releva ainda que no quesito quantidade de veículos por habitante, a maior proporção, de 0,54, é no Estado de Santa Catarina, e a menor, de 0,12, no Estado do Maranhão.
Já na arrecadação do IPVA por habitante o maior valor médio, de R$ 238,01, está em São Paulo; seguido pelo Distrito Federal, R$ 223,66; Santa Catarina, com R$ 146,46; e Paraná, com R$ 137,78.
Fonte: site InfoMoney, 31 de janeiro de 2011

Reserva de vagas gera reclamação (26/01/2011)

O cercamento de vagas na Esplanada dos Ministérios causou reações negativas entre motoristas que costumavam estacionar nos locais anteriormente de livre acesso. A área atrás do prédio que abriga os mi (...)

Trânsito ajuda quem cedo madruga (31/01/2011)