Número de multas por estacionar em vagas especiais cai, mas é alto (BA)

deficiente-43

O número de motoristas multados por estacionar em vagas especiais (para idosos ou pessoas com deficiência) foi reduzido em cerca de 23% no ano passado em comparação com 2015, segundo dados da Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador).

Em 2016, foram 4.249 ocorrências registradas pelo órgão, enquanto no ano anterior a Transalvador notificou 5.574 condutores por conta dessa infração. A redução é avaliada como reflexo da intensificação da fiscalização nas vias públicas e também em locais privados de acesso público, como em shoppings, segundo o superintendente da Transalvador, Fabrizzio Muller.

No entanto, apesar da diminuição, o número ainda é considerado alto. “Esse dado reflete também uma pequena mudança na cultura da população em relação ao uso das vagas especiais. Já há alguma conscientização. Nossa fiscalização é intensa e vamos continuar assim, até porque contamos com o apoio da população”, ressalta. Nos primeiros dias de 2017, 95 condutores foram multados por essa infração, que, no final do ano passado, deixou de ser leve e passou a considerada gravíssima pela legislação de trânsito.

Com isso, a penalidade, que era de R$ 53,20 e três pontos no prontuário, passou para multa de R$ 293,47 e sete pontos – o que representa mais de 400% de aumento no valor da sanção para quem for flagrado. Para Muller, o aumento no valor da multa pode ser um elemento inibidor, mas não o principal. “Ninguém quer ser multado, seja por R$ 53,20 ou R$ 293,47. Nesse caso específico, o valor da multa não influencia tanto. A pontuação é o que mais assusta”, afirma.

Apesar do aumento da penalidade e da sinalização de exclusividade das vagas especiais, ainda há quem cometa esse tipo de infração. Seja em espaços públicos ou em estabelecimentos privados, é comum encontrar casos de pessoas que não respeitam as vagas especiais.

Fonte: A Tarde - BA - 28/01/2017

Jovens não querem mais carro

Por Jorge Hori* O mês de fevereiro era sempre esperado com grande expectativa pelo setor automobilístico, em função de uma demanda sazonal: a compra de um carro para o filho ou filha que passou no ves (...)

CET prorroga prazo para trocar talão de Zona Azul