Parking News

Celular e faixa de ônibus são o que marronzinho mais multa

avstoamaro-529

Você usa o celular enquanto dirige? Trafega por faixas de ônibus? Estaciona em lugar proibido pela sinalização? É bom mudar de hábito. Os agentes fiscalizadores da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) estão de olho e você pode ser multado. Essas três infrações foram as mais flagradas pelos “marronzinhos” entre janeiro e outubro do ano passado.

No total, mais de 1,2 milhão de multas aplicadas por eles nesse período foram por esses motivos. Parece pouco diante do total de 12,7 milhões de multas impostas desses dez meses na cidade, mas representa 43% das autuações feitas pelos agentes. A multa por usar o celular quando dirige – atenção, não é só falar – virou gravíssima em novembro. Com isso, ela rende sete pontos na carteira de motorista e seu valor é de R$ 293,47. E é aplicada apenas pelos marronzinhos.

“Quem sabe num futuro não haja um tipo de sensor que capte no radar que o motorista está falando ao celular”, disse Luiz Célio Bottura, consultor de trânsito. O especialista diz que, “há muitos anos”, repete que “a melhor cartilha de ensinamento de trânsito é o talonário de multa”. Ele entende que essa seja a infração mais flagrada pelos agentes e destaca que o celular “é uma grande tentação” e cria problemas não só para quem está dirigindo.

“Os pedestres também correm risco usando o celular ao atravessar a rua sem prestar atenção”, destacou. Trafegar pelas faixas exclusivas de ônibus, a segunda colocada no ranking de multas “manuais”, é uma infração também flagrada pelos radares.

Os “olhos eletrônicos” espalhados pela cidade aplicaram 820 mil multas por esse motivo, e os agentes, 401 mil. Essa também é uma infração gravíssima, ou seja, o motorista flagrado recebe sete pontos em sua CNH e tem que pagar R$ 293,47. No top 3, aparece ainda o estacionamento em locais ou horários proibidos pela sinalização. Nesse item não está incluída a multa por infringir a Zona Azul, que está em uma regra separada.

Assim como a infração por usar o celular, essa também é aplicada apenas pelos marronzinhos. Um dado que se destaca nas informações do Painel da Mobilidade Segura, que mostra todas as multas aplicadas, é que em outubro, último mês disponível, foi registrado o menor total mensal de multas do ano passado: 1,148 milhão. Quem sabe se não é sinal de maior respeito às regras?

Fonte: Jornal Metro - SP - 30/01/2017

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Jovens não querem mais carro

Por Jorge Hori* O mês de fevereiro era sempre esperado com grande expectativa pelo setor automobilístico, em função de uma demanda sazonal: a compra de um carro para o filho ou filha que passou no ves (...)

CET prorroga prazo para trocar talão de Zona Azul

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) prorrogou para o dia 31 de março o prazo para os motoristas realizarem a troca e o reembolso da Zona Azul em folhas de papel. Desde o dia 5 de dezembro, o mo (...)

Estacionar em volta do Mineirão será permitido

O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PHS), anunciou dia 26 sua primeira medida na questão do trânsito da capital. O ex-presidente do Atlético determinou que a BHTrans libere o estacionamento (...)

Os cambistas das vagas de Zona Azul (PE)

No lugar da flanela, um talão da Zona Azul. Os guardadores de carro, ou melhor, de vagas de estacionamento do Bairro do Recife, mudaram a função original do que um dia foi a atuação do “flanelinha” (t (...)

Vendas globais de carros alcançam recorde em 2016

Enquanto o mercado brasileiro se contraiu em 2016, as vendas globais de carros atingiram novo recorde. Os emplacamentos de veículos leves chegaram a 93,5 milhões de unidades, superando a expectativa d (...)

Cidades inteligentes

O crescimento na utilização das soluções de Internet das Coisas (IoT) impulsionará o desenvolvimento de cidades inteligentes. De acordo com o instituto de pesquisas e consultoria Gartner, até 2020 met (...)


Seja um associado Sindepark