O número de mortes em acidentes nas estradas federais que cortam o Rio de Janeiro manteve a média de 1,5 por dia observada no ano passado, durante o feriado prolongado de Finados. De acordo com o balanço da Polícia Rodoviária Federal (PRF), este ano sete pessoas morreram e 64 ficaram feridas em um total de 184 acidentes. Em 2009, quando o feriado prolongado contou com um dia a menos, foram seis mortos e 76 feridos em 178 acidentes. As informações são da Agência Brasil.
De acordo com o inspetor André Luiz Azevedo, chefe do Núcleo de Comunicação Social da PRF, o excesso de velocidade continua sendo a principal irregularidade cometida pelos motoristas. Os agentes da PRF aplicaram 3.200 multas por esse motivo, volume superior ao total registrado no ano passado - cerca de 2.800.
"Os números ficaram praticamente estáveis em relação a 2009. O que chama a atenção, no entanto, são as multas por excesso de velocidade. Tivemos um aumento de 6% a 8% na frota de veículos entre os dois anos e o crescimento das multas também se deu nesse patamar, o que indica que o motorista não tem feito a diferença positivamente e a imprudência continua sendo o ponto alto das pessoas que utilizam a via", afirmou.
Ele acrescentou que a estrutura e a logística utilizadas pela Polícia Rodoviária Federal foram semelhantes às adotadas nos últimos anos, com a mobilização de 700 policiais para fiscalizar os cerca de 1.500 km de rodovias federais no Estado.
De acordo com o inspetor da PRF, outro diferencial dessa operação foi a maior concentração de acidentes com mortes na BR-040, a Rio-Juiz de Fora. Do total de sete mortes, quatro ocorreram nessa estrada. Segundo ele, isso costumava acontecer na BR-101.
Fonte: Agência Brasil, 3 de novembro de 2010

Ilegalidades estacionadas na Tijuca (27/10/2010)

A Avenida Gabriela Prado Maia Ribeiro, atrás da Praça Saens Peña e paralela à Rua Desembargador Isidro, na Tijuca, concentra uma série de problemas que ilustram as dificuldades que o carioca enfrenta (...)

PM usa moto para fiscalizar caminhão (30/10/2010)