Sempre que precisa buscar algum parente ou amigo no aeroporto de Guarulhos, a dona de casa Rita Lúcia da Silva prefere estacionar o carro na marca de canalização, popularmente conhecida por faixa "zebrada", que fica no acesso ao portão de desembarque de passageiros. Mesmo ciente de que o local é proibido, ela se defende: "Sei que não pode. Mas o estacionamento é muito caro e está sempre lotado. Estou esperando o meu filho me ligar. Ele está vindo do México", disse Rita Lúcia. A dona de casa não é a única. A reportagem do Diário de São Paulo flagrou no dia 21 de outubro, do final da manhã até as 15h, sete motoristas parados com o automóvel na marca de canalização.
Outra irregularidade bem comum dentro do aeroporto é estacionar no acostamento da Rodovia Helio Smidt. Há trechos da via que ficam próximos à cabeceira da pista de decolagem das aeronaves. Questionada sobre a possibilidade de ser flagrada pela polícia, a dona de casa disse que costuma adotar uma tática: "Já fui multada uma vez por estacionar em local proibido. Mas agora estou sempre de olho, quando vejo alguma viatura policial, ando com o carro", conta.
Por também achar alto o preço do estacionamento, o autônomo Edmilson Moraes preferiu ficar na marca de canalização, bem à vontade com o carro desligado, mesmo com chance de ser multado. "Minha esposa foi acompanhar uma amiga até o check in e já está vindo", disse. "Sei que é irregular, mas acho injusto pagar para estacionar por um curto período", completou Moraes.
Fiscalização
A responsabilidade de fiscalizar e autuar motoristas infratores dentro do aeroporto é da Polícia Militar e da Polícia Rodoviária Federal (PRF). De acordo com o comandante Marco Antonio de Oliveira Campos, da 24ª Companhia do 44º Batalhão da PM, em princípio, os motoristas são orientados a deixar o local e, se persistirem, são multados. "Quando o automóvel está abandonado a multa é gerada na hora. Se permanecer, é acionado o guincho para removê-lo", disse Oliveira Campos. Segundo o comandante, de janeiro até o dia 19 de outubro foram aplicadas 14.937 multas. Já na Rodovia Helio Smidt, cabe à PM fiscalizar. "Quando algum motorista ë flagrado no acostamento ou em qualquer local irregular, a autuação é imediata", garante o inspetor e chefe Márcio Pontes. O inspetor afirma que, à noite, é comum parentes de funcionários do aeroporto ficarem parados no acostamento. "Eles ficam esperando as pessoas sair. Mas são multados do mesmo jeito", assegurou Pontes.
Edifício garagem será construído, diz Infraero
Os motoristas infratores afirmaram que o alto preço e a superlotação do estacionamento são alguns dos motivos para não pararem no local. De acordo com a Infraero, para suprir a demanda do maior aeroporto do Brasil, está em elaboração um termo de referência para licitação de edifício garagem.
Diariamente, cerra de 10 mil carros utilizam o estacionamento de Cumbica, com tempo médio de permanência de 1 hora e 30 minutos. No horário de pico, informou a estatal, cerca de 800 veículos utilizam o local. Segundo a Infraero, a empresa contratada para administrar o serviço monitora o tempo de permanência dos carros. Quando é identificado período acima de 30 dias, a empresa informa à Infraero, que analisa cada caso. Atualmente, informou a estatal, há um veículo em situação de abandono, que está sendo monitorado em conjunto com a polícia.
Fonte: Diário de São Paulo, 27 de outubro de 2010

Categoria: Mercado

Ilegalidades estacionadas na Tijuca (27/10/2010)

A Avenida Gabriela Prado Maia Ribeiro, atrás da Praça Saens Peña e paralela à Rua Desembargador Isidro, na Tijuca, concentra uma série de problemas que ilustram as dificuldades que o carioca enfrenta (...)