A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) começou a fiscalizar dia 29 de outubro a restrição do tráfego de caminhões em vias do Morumbi, como as avenidas Giovanni Gronchi e Francisco Morato, que passaram a ser consideradas Vias Estruturais Restritas (VER) e têm o tráfego de caminhões proibido de segunda a sexta-feira, das 5h às 21h, e aos sábados, das 10h às 14h - exceto nos feriados, informou O Estado.
Serão considerados irregulares e estarão passíveis de autuação por transitarem em local e horário não permitidos os veículos que não estiverem devidamente cadastrados. A multa é de R$ 85,12, infração média, quatro pontos na carteira de habilitação.
A fiscalização será feita por meio de oito radares eletrônicos, 50 agentes de trânsito da CET e policiais do Comando de Policiamento de Trânsito (CPTran). Foram instaladas 1.120 placas de sinalização e a fiscalização será reforçada em pontos estratégicos das seguintes vias com trânsito de caminhões proibido:
- Avenida Giovanni Gronchi, em toda a extensão
- Avenida Francisco Morato, em toda a extensão
- Avenida Morumbi, entre a Ponte do Morumbi e a Avenida Francisco Morato
- Avenida Dr. Luiz Migliano, em toda extensão
- Avenida Dr. Guilherme Dumont Villares, em toda a extensão
- Avenida Jacob Salvador Zveibel, em toda a extensão
- Avenida João Jorge Saad, em toda a extensão
- Rua Eng. Oscar Americano, em toda a extensão
- Rua Padre Lebret, em toda a extensão
- Rua Jules Rimet, da Praça Roberto Gomes Pedrosa até a Rua Padre Lebret
As regras de excepcionalidades previstas na Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) serão estendidas ao transporte de produtos alimentícios perecíveis, feiras livres, mudanças e concretagem, mediante cadastramento já existente no Departamento de Operações do Sistema Viário (DSV). O tráfego de Veículos Urbanos de Carga (VUCs) está liberado nessas vias.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 29 de outubro de 2010

Ilegalidades estacionadas na Tijuca (27/10/2010)

A Avenida Gabriela Prado Maia Ribeiro, atrás da Praça Saens Peña e paralela à Rua Desembargador Isidro, na Tijuca, concentra uma série de problemas que ilustram as dificuldades que o carioca enfrenta (...)

PM usa moto para fiscalizar caminhão (30/10/2010)