A polícia e o Detran investigam como 85 mil pontos foram parar no nome de um único motorista do interior de São Paulo. Tudo começou com uma apreensão. Um motorista da cidade de Pindamonhangaba, no vale do Paraíba, foi parado em uma blitz há dois anos porque não estava habilitado para dirigir motos. "Pelo número da minha habilitação, eles puxaram e falaram que eu teria 64 pontos. Só que daí ele entrou em um computador e falou que não eram 64, eram mais, no caso, 100", diz.
De 100 em 100, no fim do ano passado, o motorista ficou sabendo que acumulava 85 mil pontos na carteira de habilitação. "Eu fiquei perplexo com o delegado quando ele me falou. Eu cheguei a ficar pasmo e estou até hoje, porque não acredito que tenho 85 mil pontos e não sei de onde veio", explica.
A delegacia de trânsito ainda está fazendo a contagem e, por isso, o número pode subir para 120 mil pontos. "São muitos municípios envolvidos. Pelo que eu observei lá, é quase o estado de São Paulo inteiro envolvido", afirma Tocantins Luís Coelho Jr., delegado da Delegacia de Trânsito de São Paulo.
As investigações apontam para a Ciretran de Pindamonhangaba. As senhas de dois delegados foram usadas para transferir os pontos. "Sem essa senha, é quase que impossível fazer essa transferência. Todos aqueles que exercem atividade na Ciretran de Pindamonhangaba estão sendo investigados", afirma o delegado seccional Ivhair Garcia Filho.
A polícia ainda não sabe dizer se o motorista de Pindamonhangaba faz parte do esquema ou é uma vítima escolhida por acaso. Os outros 5 mil motoristas que se beneficiaram da transferência dos pontos estão sendo ouvidos e também podem ser responsabilizados. Até agora, os infratores que prestaram depoimento disseram que contrataram despachantes para dar um "jeitinho" nas multas. Ninguém foi indiciado ainda, mas se houver comprovação da fraude, os responsáveis vão responder por formação de quadrilha e por inserir informações falsas no sistema de dados da administração pública.
Fonte: Jornal da Globo (Rede Globo), 14 de janeiro de 2012