O número de automóveis emplacados na China superou os 100 milhões em 2011, após somar mais de 14,9 milhões de novos emplacamentos só no ano passado, como divulgou o Escritório de Gestão de Tráfego do Ministério da Segurança Pública dia 11 de janeiro à agência "Xinhua". No ano passado, pela primeira vez o número de automóveis registrados nos últimos 12 meses superou o de motocicletas novas. Ao todo, contando automóveis, motos, caminhões e demais veículos, já há mais de 225 milhões de veículos motorizados registrados em todo o gigante asiático, ressalta a EFE.
Entre as grandes cidades do país, 14 delas têm em suas ruas mais de 1 milhão de automóveis, entre as quais Pequim, com 4,7 milhões.
Do total de veículos registrados no país, 58% deles são automóveis pequenos, 61 milhões de unidades.
Nos últimos cinco anos, o número de motoristas de veículos motorizados no gigante asiático aumentou em média 19,86 milhões de pessoas ao ano. Ao fim de 2011 havia 230 milhões de motoristas, dos quais 81% eram homens.
Durante 2011 foram vendidas 13,7 milhões de unidades em todo o país, 2,8% mais do que em 2010, embora com crescimento inferior na comparação com 2009, quando o crescimento das vendas foi de 32%.
A China é o principal produtor mundial de veículos e, desde 2009, também o maior mercado nesse segmento do planeta.
A Associação de Fabricantes de Automóveis da China publicará os números de 2011 na próxima semana, mas a estimativa prévia indica também que as vendas de 2011 aumentaram entre 3% e 5%, em ritmo mais lento desde 1998.
Fonte: agência EFE, 11 de janeiro de 2012