De acordo com dados divulgados pela consultoria Jato Dynamics, contabilizados até novembro de 2011, a China liderou o ranking global de venda de veículos com mais de 12 milhões de carros no acumulado do ano. Já no décimo primeiro mês do ano passado, foram emplacados 1,19 milhão de veículos no país asiático. Logo atrás, estão os Estados Unidos e Japão, demonstrando uma significativa recuperação nas vendas do mês, com crescimento de 13,9% e 22,1%, respectivamente. O Brasil subiu para a quarta colocação no ranking em novembro último, apesar da queda de 2%, se comparado ao mesmo período do ano passado. Os dados chineses incluem apenas veículos de passeio. Para o restante dos países, os números englobam carros e comerciais leves, informa o Carsale.
Depois de passar por um período de queda, a Alemanha voltou para a quinta colocação, com aumento nas vendas de 3,8% em novembro, em comparação com o mesmo mês de 2010. A Índia e a Rússia, na sexta e sétima posição, apresentaram resultados positivos de 7,8% e 26,2% nas vendas em novembro em relação ao mesmo período do ano passado. Nas últimas posições, entre os 10 maiores, estão a França, Grã-Bretanha e Itália, todas apresentando queda nas vendas do mês com 4,9%, 1,4% e 10,1% veículos vendidos a menos, respectivamente.
Segundo o executivo da consultoria, a Alemanha se mantém firme, mesmo com a crise econômica que afeta a Europa ganhando cada vez mais força. "A crise financeira sem precedentes que afeta a chamada zona do Euro parece passar despercebida pela Alemanha. Os números apresentados em novembro de 2011 seguem totalmente na contramão da realidade de outros países do bloco", afirma João Carlos Rodrigues, diretor presidente da Jato Dynamics do Brasil.
Fonte: site Carsale, 13 de janeiro de 2012